Discursos dispares
Luciano Siqueira
instagram.com/lucianosiqueira65
Natural que nas manifestações públicas ocorridas ontem viessem à tona discursos opostos — a esquerda e amplo o arco democrático versus a extrema direita bolsonarista.
De um lado, um conjunto de bandeiras enfeixadas em torno da defesa da democracia e da soberania nacional; do outro, expressões de uma espécie de universo paralelo distanciado da realidade, tendo como espinha dorsal a defesa da anistia para o ex-presidente em vias de ser condenado pela tentativa de golpe de Estado e todos os crimes alvo de penas transitadas em julgados desse jaez.
Mas chama a atenção em inúmeras entrevistas com manifestantes comuns participantes dos atos direitistas a absoluta falta de consciência pública e de percepção da realidade concreta.
Tudo indica que domesticados por mensagens digitais e outra parte seguidora fiel de pregadores evangélicos ultraconservadores, repetem a ladainha de que não há democracia no Brasil e que é preciso "ajuda externa" para solução dos problemas, numa referência a uma pretensa intervenção norte-americana.
A busca de apoio dos EUA, não sabem seus adeptos, se constitui (felizmente) no fator de desgaste e de desmascaramento do discurso da extrema-direita, que gradativamente perde o fôlego. E, de quebra, ajuda a ampliar o campo democrático liderado pelo presidente Lula.
Lula reafirma a soberania nacional https://lucianosiqueira.blogspot.com/2025/09/pronunciamento-7-de-setembro-do-lado-do.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário