A história se repete
Essa corrente fanática coloca em risco a vida de todos nós com sua absoluta irresponsabilidade. Um crime contra a humanidade
Daniel Becker/O Globo
Os avanços na medicina são cada vez mais rápidos e espetaculares. Vejam apenas alguns deles:
O CRISPR é uma tecnologia que revoluciona tratamentos ao editar genes com precisão, e já está sendo usado para tratar doenças genéticas raras, anemia falciforme e talassemia. A Imunoterapia CAR-T está evoluindo na abordagem das doenças malignas. A IA vem melhorando a precisão de diagnósticos, especialmente em radiologia e patologia. A bioengenharia já permite a criação de órgãos funcionais, impressos em 3D. A ECMO (oxigenação extracorpórea por membrana) atua como uma liberação artificial fora do corpo, oxigenando o sangue, permitindo que pacientes gravíssimos se recuperem.
Os anticorpos monoclonais têm avançado muitos avanços no tratamento de câncer, doenças autoimunes e infecciosas, permitindo a melhoria da qualidade de vida de muitos pacientes. Com seu uso, as hospitalizações e mortes de bebês por bronquiolite estão caindo muito.
Implantes neurais começam a fazer com que as pessoas com paralisia controlem próteses com o pensamento. Terapias gênicas trazem cura total ou parcial para doenças como atrofia muscular espinhal e cegueira hereditária, antes incuráveis. Os avanços na cirurgia robótica têm melhorado a precisão e as complicações limitadas, e já surgem técnicas de automação dirigidas por IA e nanorobôs. O transplante de rosto transforma totalmente a vida dos pacientes com desfiguração severa. A neurocirurgia com paciente desesperado permite o mapeamento cerebral e a remoção de tumores preservando funções críticas, além de melhorias na doença de Parkinson. A cirurgia fetal permite corrigir defeitos congênitos antes do nascimento. Os análogos do GLP-1 revolucionaram o tratamento do diabetes, obesidade e suas complicações.
A saúde pública se torna mais eficaz graças a sistemas de informação avançados. A expansão da telemedicina e o uso de drones melhoraram o acesso a cuidados em locais remotos. Aplicativos e “smartwatches” ajudam a monitorar dados de pacientes. A PrEP (profilaxia pré-exposição) reduz as infecções pelo HIV.
Deixei as vacinas por último propósito. Seu desenvolvimento é fruto da mesma ciência que criou todas as maravilhas mencionadas. O desenvolvimento de vacinas mRNA contra a Covid-19 em tempo recorde representou o maior triunfo da saúde pública moderna. A colaboração global sem precedentes entre cientistas, governos e organizações internacionais identificou novos padrões de resposta a emergências de saúde. Novas vacinas, eficazes e seguras, surgem contra meningite, pneumonia, bronquiolite.
E no entanto, o país que representava uma referência para o mundo em medicina, tem afundado num lamaçal quando se trata de saúde pública e vacinas. O governo Trump reduziu o orçamento de agências como NIH e CDC, em quase 50%. Milhares de páginas foram removidas (censuradas) de sites governamentais. Demissões em massa destroem pesquisas cruciais e infraestrutura em saúde. A desregulação ambiental está em todos, com previsão de aumento de poluição e de doenças consequentes e agravamento da crise climática. O Secretário de Saúde e Serviços Humanos, RFK Jr. desmantelou a comissão de imunização do CDC e demitiu sua diretora. Cancelou US$ 500 milhões em contratos para pesquisa com vacinas de mRNA — tecnologia crucial contra Covid-19, malária e outras doenças como câncer.
E para culminar, o “chefe de saúde” da Flórida quer eliminar a obrigatoriedade de todas as vacinas. A associação médica alertou que essa medida absurda pode provocar surtos graves de doenças.
É impressionante como a extrema direita manipula a saúde para ganhar poder político, usando de negacionismo e teorias conspiratórias. Como fez no Brasil durante a pandemia e agora nos EUA, essa corrente fanática coloca em risco a vida de todos nós com sua absoluta irresponsabilidade. Um crime contra a humanidade.
[Se comentar, identifique-se]
Leia também: Luiz Gonzaga Belluzzo, "Faria Lima, PCC e a sociedade do dinheiro" https://lucianosiqueira.blogspot.com/2025/09/tentaculos-da-corrupcao.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário