23 março 2024

Minha opinião

Controle das high techs até que ponto?
Luciano Siqueira

No boletim ONU News, leio que a unanimidade dos 193 países membros da ONU adotou por resolução para reger a inteligência artificial.

Trata-se de proposta redigida pelos EUA, com copatrocínio de 123 países.

A representante permanente dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, afirmou que a decisão representa a “escolha de governar a inteligência artificial ao invés de deixá-la nos governar”. 

Será?

A prática tem sido diferente.

Nos EUA, onde o arranca rabo entre as high techs  o governo tem sido recorrente, sempre se celebram acordos - com o aval do parlamento, inclusive - em que, em última instância, se preserva a ilimitada capacidade de criação de novos mecanismos de comunicação digital e de gestão de dados.

Ou seja, ponto para as gigantes do Vale do Silício.

A União Europeia, por seu turno, tem sido mais ousada na formulação de legislação específica, mas igualmente com efeitos limitados.

Não se trata apenas de descompasso entre as instituições governamentais e suas leis e o eletrizante avanço da tecnologia.

Trata-se também e principalmente de um dado essencial do sistema imperante: no capitalismo, tudo vira mercadoria, objeto de exploração visando ao lucro máximo. Inclusive as informações pessoais (que deviam ser sigilosas) de cada um de nós.

Demais, vivemos uma conjuntura em que a ONU e demais organismos multilaterais têm sido pródigas em declarações formais de boas intenções, mas de eficácia prática mínima.

Cá com meus botões de militante que crê que um outro mundo é possível, a cada episódio desse jaez percebo a necessidade de debater com os trabalhadores e o povo em geral a natureza do capitalismo, seu estado atual de prolongada crise e a busca de alternativas inseridas no que chamamos de nova luta pelo socialismo.

Leia também: Nossa memória devassada https://tinyurl.com/3wuzsaf3

Nenhum comentário: