25 março 2024

Terrorismo

Quem está obstruindo a criação de uma coalizão internacional antiterrorismo?

Global Times



Na noite de 22 de março, ocorreu um tiroteio em uma sala de concertos em Krasnogorsk, subúrbio de Moscou, capital da Rússia. As autoridades russas classificaram este incidente como um ataque terrorista com base em investigações e situações no local. Após o incidente, a organização extremista Estado Islâmico-Província d e Khorasan (IS-K) assumiu a responsabilidade. Antes disso, ocorreram grandes ataques terroristas em Cabul, no Afeganistão, em Peshawar, no Paquistão e em Kerman, no Irão, tendo a mesma organização emitido declarações de responsabilidade. Esta série de ataques terroristas demonstra mais uma vez que o terrorismo internacional continua desenfreado e que os esforços internacionais de luta contra o terrorismo ainda têm um longo caminho a percorrer.

A organização extremista representada pelo chamado Estado Islâmico (EI) é um produto do fracasso da intervenção ocidental no Médio Oriente. Sob os ataques militares da coligação antiterrorismo em vários países, especialmente as ações militares de alta pressão da Rússia no nordeste da Síria, esta organização extremista perdeu em grande parte a sua capacidade de controlo territorial. No entanto, várias das suas organizações filiais tornaram-se activas em diferentes regiões. O chamado IS-K, que assumiu a responsabilidade pelo recente ataque terrorista à sala de concertos na Rússia, é uma das organizações extremistas internacionais mais ativas. A ascensão desta organização também está relacionada com as estratégias geopolíticas dos EUA e do Ocidente. Depois que a administração Biden assumiu o poder em 2021, estabeleceu um novo foco estratégico na competição entre grandes potências. A retirada precipitada das tropas norte-americanas do Afeganistão permitiu ao IS-K tirar rapidamente partido da situação flutuante de segurança regional, reocupando o espaço activo e tornando-se u ma grande ameaça à segurança no Sul da Ásia, na Ásia Central e na Rússia.

Este ataque terrorista foi o resultado de um planeamento cuidadoso e de uma organização meticulosa por parte da organização extremista. Em termos de timing, escolheram um momento em que as eleições russas tinham acabado de terminar e as medidas de segurança estavam relativamente relaxadas. Em termos de seleção do alvo, escolheram um local cultural com multidões densas e emoções descontraídas. A partir disto, pode-se ver que houve algumas novas mudanças nas actividades terroristas internacionais, e os esforços internacionais de luta contra o terrorismo podem entrar numa nova fase. Por exemplo, organizações extremistas regionais como o EI-K começaram a ir além das suas áreas operacionais tradicionais e a realizar ataques terroristas nos territórios centrais dos seus principais alvos. De acordo com os resultados da investigação divulgados pelo lado russo, não há ênfase em ataques suicidas nos seus métodos, mas sim uma mudança no sentido de recrutar membros através de redes de organizações extremistas, usando o dinheiro como meio, em vez de confiar apenas em crenças extremistas para atrair "mercenários". ," e assim por diante. Estas novas mu danças nos ataques terroristas, realizadas de forma barata para atrair a atenção internacional, exigirão ajustes no pessoal, no financiamento e nos métodos dos mecanismos internacionais de cooperação antiterrorista previamente estabelecidos por vários países, colocando assim maiores desafios e pressões. aos esforços internacionais de luta contra o terrorismo.

Durante muito tempo, embora a comunidade internacional tenha alcançado algum consenso inicial sobre questões de luta contra o terrorismo, ainda existem muitas diferenças em questões fundamentais, como a identificação de organizações terroristas, a partilha de informações sobre informações relacionadas com o terrorismo e o acompanhamento do financiamento de actividades terroristas, tornando-o difícil formar uma frente única internacional eficaz contra organizações e actividades terroristas. Em particular, os EUA e o Ocidente têm perseguido persistentemente os seus próprios interesses em questões de luta contra o terrorismo, adoptando, durante muito tempo, padrões duplos. Associam deliberadamente o terrorismo a países, grupos étnicos e religiões específicos, utilizando actividades terroristas para provocar conflitos de segurança regionais, tornando-se assim o maior problema e obstáculo ao estabelecimento de uma frente unida internacional contra o terrorismo. 

Desta vez, após os ataques terroristas no subúrbio de Moscovo, Washington afirmou ter fornecido avisos relevantes ao lado russo, mas não mencionou as principais informações da inteligência. A condenação do ataque terrorista por parte de Washington também veio relativamente tarde, deixando a comunidade internacional perplexa. Parte da opinião pública ocidental começou a especular sobre a relação entre Washington e o evento, e até mesmo sobre as organizações extremistas relacionadas. A prática tem demonstrado que a adopção de padrões duplos e aplicação selectiva em questões de luta contra o terrorismo essencialmente tolera actividades terroristas e mina a eficácia da cooperação internacional contra o terrorismo.

Após os recentes ataques terroristas na Rússia, muitos observadores associaram o evento à forma de “guerra híbrida” do conflito Rússia-Ucrânia. Os suspeitos de terrorismo capturados pela Rússia provêm principalmente de zonas subdesenvolvidas da Ásia Central, o que mais uma vez evidencia que os conflitos regionais e o subdesenvolvimento continuam a ser as principais causas profundas da propagação do terrorismo e da destruição. Na situação actual, em que falta uma frente antiterrorismo internacional unificada, a comunidade internacional pode realmente começar pela raiz e jogar as cartas do desenvolvimento, da cooperação e da harmonia. Por outras palavras, a comunidade internacional precisa de ajudar os países em desenvolvimento a desenvolver as suas economias, eliminar a pobreza, melhorar a educação, expandir o emprego, evitar que os jovens sejam influenciados e incitados por ideologias extremistas, ao mesmo tempo que intensifica os esforços para resolver politicamente questões controversas, estabilizar a situação, promover o diálogo igualitário e a coexistência harmoniosa entre diferentes civilizações e religiões, a fim de diminuir o espaço para as i ideologias extremistas sobreviverem e não dar às organizações extremistas a oportunidade de causar problemas.


Na foto, equipes de resgate combatem um incêndio na sala de concertos Crocus City Hall em chamas após um tiroteio no noroeste de Moscou, Rússia, em 22 de março de 2024 (Alexander Zemlianichenko Jr/Xinhua)

Um mundo em transe https://bit.ly/3Ye45TD

Nenhum comentário: