04 janeiro 2010

Ciência para a integração solidária

Ciência Hoje Online:
Grilhões na produção científica latino-americana
Seminário realizado em Curitiba para discutir relações entre tecnologia e sociedade propõe elaboração de uma agenda de pesquisa própria da América Latina. Os debates envolveram também o polêmico mercado de carbono e o fim do ‘muro’ que separa leigos de especialistas.
. Aquecimento global, fontes renováveis de energia, lixo nuclear, desvio de cursos d’água, células-tronco... Nos debates públicos sobre os temas mais cruciais de nosso tempo, ciência e tecnologia têm papel decisivo. Os cientistas, longe de ficar confinados na torre de marfim da academia, não são mais os únicos protagonistas dos debates que eles próprios levantam. Para ampliar essa discussão, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) organizou, em Curitiba, o III Seminário Nacional de Tecnologia e Sociedade. “Não podemos deixar de refletir sobre as tecnologias, já que elas norteiam a transformação social permanentemente”, disse a organizadora do evento, Nanci Stancki Silva, da UTFPR.
. Um dos coordenadores da Rede de Pesquisa Latino-americana sobre Tecnologia Social, o historiador argentino Hernán Thomas, da Universidad Nacional de Quilmes (Argentina), criticou a tendência atual de supervalorização dos artigos científicos publicados nos grandes periódicos internacionais, em detrimento de veículos regionais, e o consequente isolamento das comunidades científicas de países periféricos, como os da América Latina.
. Leia a matéria completa http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2009/12/grilhoes-na-producao-cientifica-latino-americana

Nenhum comentário: