13 julho 2010

Meu artigo semanal no site da Revista Algomais

Consultoria para tirar bicho de pé
Luciano Siqueira


Esse amigo de vocês deveria saber, mas nunca se deu ao trabalho de investigar o assunto. A multiplicidade de consultorias privadas junto a instituições públicas é fenômeno mundial do capitalismo moderno ou é própria do neoliberalismo tupiniquim que retirou do Estado tudo o que pôde, obrigando-o a contratar no mercado toda a sorte de serviços?

A dúvida persiste, tanto mais porque num artigo assinado por uma tal Ruth Marcus, no The Washington Post (que você vê logo tratar-se de um jornal norte-americano), transcrito pelo Valor Econômico, a respeito da queda do presidente do Banco Mundial (Bird) Paul Wolfowitz, é mencionada uma consultora especializada em “preconceito no local do trabalho”.

Permitam esclarecer. Paul Wolfowitz, indicado para o posto pelo então todo-poderoso presidente norte-americano George Bush, de quem foi assessor especial na Casa Branca, teve que renunciar diante das repercussões negativas de uma esperteza que praticara, beneficiando a namorada, Saha Riza, com um extemporâneo (sejamos delicados) aumento salarial, em desacordo com as normas do Banco.

O artigo não discute o mérito, prende-se a considerações de ordem comportamental num ambiente de trabalho onde atuam, lado a lado, chefe e chefiada, enamorados. É aí que é feita uma referência à “consultora de preconceito no local de trabalho”, Fread Klein.

Se existe uma consultoria assim tão especializada lá nos EUA, provavelmente por aqui também disso tem – e a ignorância, então, é nossa.

Ignorância e conservadorismo, pois até hoje imaginava que não tinha chegado a tanto o cardápio das empresas de consultoria sempre ávidas de contratos com o poder público.

Bom, o que mais incomoda nesse exato momento – permitam a intimidade – é um bicho de pé contraído em São José da Coroa Grande e que provoca uma coceira insuportável. Como bicho de pé é comum em nossas praias tão freqüentadas por executivos de alto escalão, não demora aparecerem consultores especializados para ensinarem que não se tira bicho de pé apenas com uma agulha esterilizada e mercúrio cromo; tem um jeito mais “moderno” à disposição de quem possa pagar caro.

(Em tempo: Nada contra consultorias sérias, prestadoras de serviços técnicos de qualidade).

Nenhum comentário: