20 julho 2010

Tedesco, guerreiro do bem

No Diário de Pernambuco:
Adeus ao professor Tedesco em Paulista

. Na última imagem do professor Alcides Tedesco, a prova da sua coerência como educador, ambientalista e defensor dos direitos humanos. Ontem à tarde, entre as mais de 20 coroas de flores depositadas sobre seu túmulo, no cemitério Morada da Paz, em Paulista, havia entre as mensagens endereçadas por associações sociais, políticas e de ex-alunos, palavras de conforto da sua manicure.
. Intelectual de esquerda, discípulo educacional de Paulo Freire e espiritual de dom Helder Camara, Tedesco morava no bairro do Poço da Panela, querido por todas as pessoas, independentemente de classe social. Aos 81 anos, mesmo adoentado, ia à Igreja de Casa Forte todo domingo e não faltava às reuniões dos ex-alunos do Colégio Marista, do qual foi diretor por nove anos (1985-1992).
. Vítima de infecção generalizada agravada por uma pneumonia na madrugada de ontem, Alcides Tedesco deixa a vida para se tornar um exemplo de homem obstinado pelos seus ideais. Seja na sua vizinhança, como cofundador da Associação de Moradores e Amigos de Poço da Panela (Amapp), ou professor (à frente do Conselho Estadual de Educação no final dos anos 1990 e do projeto Salve o Capibaribe, em prol do rio), ele deixa a marca de um "guerreiro do bem", como resume bem o ex-vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira.
. Para os moradores de Casa Forte e Poço da Panela, a morte de Tedesco representa não só uma perda afetiva como política. "Era uma pessoa extraordinária, sempre disposta a uma luta. Sua presença se manifestava sempre de maneira positiva", comentou Magdalena Arraes, viúva do ex-governador Miguel Arraes. O padre Edvaldo Gomes disse que ele "vivia profundamente sua fé". Ontem, no site do Centro Paulo Freire Estudos e Pesquisas, o qual ajudou a fundar, em 1998, foi publicada um nota de falecimento. "Tesdesco era essa figura esperançosa, sempre atenta a criar uma política humanizadora", definiu a professora da UFPE Elite Santiago. Tedesco deixa cinco filhos (três biológicos) e esposa.

Nenhum comentário: