17 julho 2010

Ciência patológica... segue firme e forte!

Ciência Hoje Online:
Desafiar o que está estabelecido é ato essencial da ciência. Na prática, porém, há o desafio de separar especulações banais de ideias relevantes, e assim teorias erradas podem ganhar adeptos antes de serem desmentidas. Conheça exemplos antigos e recentes da chamada ciência patológica.
. A ciência é baseada na experimentação, com a teoria desempenhando papel na produção de um quadro composto, consistente com o máximo de resultados possível. Novas ideias, experimentos e resultados são julgados com base no cenário aceito em dado momento.
. É essencial, caso se queira que o entendimento de um assunto seja ampliado, que o cenário aceito seja desafiado de modo inovador e tantas vezes quanto possível. Está também claro que novas ideias – às vezes, parecendo inicialmente ir contra o cenário aceito – devam ser levadas à frente e consideradas por seus méritos.
. Na prática, porém, a ciência tem que enfrentar o problema de como lidar com ideias dissidentes e com o desafio de separar especulações e afirmações incoerentes – que aqui denomino ‘dragões’, criatura mítica, atrativa, mas perigosa – de outras que, apesar de posteriormente se mostrarem corretas, sejam inicialmente difíceis de justificar de modo claro.
. Leia o texto na íntegra http://migre.me/XQ5h

Nenhum comentário: