02 setembro 2016

A saga de um povo

Vietnã: 71 anos de independencia e de construção socialista
Pedro de Oliveira, no Vermelho

Durante o primeiro semestre de 1945 um dos fundadores do Partido Comunista do Vietnã, conhecido na época como Nguyen Ai Quoc, havia liderado o vitorioso movimento que levou o nome de Vietminh e que desembocou na Revolução de Agosto.

 Foi o resultado de uma concepção de levante popular armado adotado pelo PC do Vietnã. No dia 2 de setembro Ai Quoc saiu de seu “aparelho” num bairro de Hanói -- depois de ter passado vários dias elaborando a versão final da Declaração de Independência do Vietnã – para falar diante de uma multidão que se acotovelava na principal praça da cidade, quando proclamou a Independência do Vietnã.

Somente a partir deste momento é que o seu verdadeiro nome, Ho Chi Minh, se tornou conhecido pela população do país. Foi quando os jornais da capital, Hanói, publicaram a composição do recém-formado governo provisório da República Democrática do Vietnã. Ho havia sido nomeado presidente. Ninguém jamais havia ouvido falar de Ho Chi Minh. Em 19 de agosto de 1945, cinco dias apenas depois da rendição dos japoneses aos aliados, o Vietminh protagonizou inúmeras manifestações populares por todo o pais e assumiu o governo instalado em Hanói. A palavra-de-ordem deste período foi “Pátria Acima de Tudo” –através da qual Ho Chi Minh pedia a toda a população que apoiasse seu governo para criar uma unidade nacional capaz de enfrentar os colonialistas franceses que não aceitaram a vitória da Independência vietnamita.

Com o final da Segunda Guerra Mundial houve um enfraquecimento do colonialismo europeu em geral e do colonialismo francês em particular. A partir de 1945 até 1954 travaram-se grandes lutas anticolonialistas na península indochinesa, até a famosa batalha de Dien Bien Phu, onde o general Vo Nguyen Giap dirigiu as tropas vietnamitas e aprisionou os generais franceses na maior derrota militar do Exército Colonial Francês.

Destes fatos históricos até os dias de hoje o povo e o governo do Vietnã -- denominado oficialmente República Socialista do Vietnã -- permaneceram firmes em seu objetivo de manter a soberania nacional e construir o socialismo naquele país do sudeste asiático. O principal órgão legislativo do país, a Assembleia Nacional, acaba de ser renovado em maio último por eleições gerais que mobilizaram 99,35% do eleitorado em condições de votar, ou seja, 67 milhões, 49 mil e 91 pessoas. Estas eleições foram organizadas com todas as garantias democráticas inscritas na Constituição, no exercício de plena igualdade de oportunidades e segurança. Esta instância do poder popular é composta por 496 membros, dos quais 160 foram reeleitos, 86 deputados e deputadas são representantes de minorias étnicas, 133 são mulheres e 71 membros têm menos de 40 anos de idade.

O grande debate que está galvanizando as atenções nesta sessão da Assembleia Nacional está ligado às questões econômicas. A prioridade estabelecida é a garantia da estabilidade macroeconômica, o controle inflacionário, a manutenção do crescimento econômico e o respeito aos direitos sociais, a segurança do emprego e a seguridade social. Três cenários de crescimento econômico foram discutidos. O primeiro estava no patamar de 6,27%, o segundo em 6,5% e o terceiro – que foi aprovado – no nível de 6,7%. De janeiro a júlio de 2016 a inflação elevou-se em 1,82%. O número de médias e pequenas empresas aumentou em cerca de 23% e o Investimento Estrangeiro Direto chegou a 8 bilhões de dólares neste mesmo período. Desafios foram relatados no enfrentamento de desastres naturais, como a infiltração de água salgada nos rios do país. Outra manifestação que também exigiu atenção dos deputados foi a quantidade de ciber-ataques a sistemas de informação do Vietnã. O último grande ataque atingiu o sistema de aviação comercial do país, um problema que vai exigir concentração de esforços de vários ministérios.

No plano das relações internacionais a Assembleia Nacional discutiu o fortalecimento da independência nacional, a manutenção da integridade territorial e a soberania, a defesa de um ambiente de paz, de estabilidade, de inabalável amizade e cooperação com os outros países, a diversificação das relações com todos os organismos internacionais e o exercício do multilateralismo, tornando o Vietnã uma nação amiga, participante responsável na comunidade internacional.


Leia mais sobre temas da atualidade:http://migre.me/kMGFD

Nenhum comentário: