25 julho 2022

Programa espacial da China

China lança com sucesso módulo de laboratório Wentian, construção da estação espacial da China entra em fase de velocidade máxima
Deng Xiaoci, Global Times

Tendo se mudado para o módulo central da estação espacial chinesa Tianhe por mais de um mês, a tripulação Shenzhou-14 de três taikonautas está agora a apenas algumas horas de realizar suas primeiras grandes missões em órbita, recebendo a chegada do módulo de laboratório Wentian e ligando-o ao Estação Espacial da China de três módulos.

Com o tremor de coqueiros na linha costeira da província insular tropical de Hainan, no sul da China, o foguete gigante de carga pesada Long March-5B Y3 decolou do local de lançamento espacial de Wenchang às 14h22 de domingo. E após um voo de cerca de oito minutos, o módulo Wentian se separou do corpo do foguete e entrou em órbita pré-definida, marcando o sucesso da missão de lançamento, disse a Agência Espacial Tripulada da China em comunicado fornecido ao Global Times no domingo.

Wentian, o primeiro módulo de laboratório da estação espacial do país, deverá realizar um encontro semi-autônomo e acoplar com a cabine central de Tianhe da estação espacial na porta frontal e, em poucas horas, o módulo central da estação espacial de Tianhe irá para pela primeira vez, receba uma nova espaçonave enquanto a tripulação estiver a bordo.

Nos próximos meses, as pessoas na Terra poderão testemunhar a construção da Estação Espacial da China, que será concluída em uma velocidade sem precedentes na história da humanidade. 

A primeira estação espacial da história, a Salyut 1, lançada pela União Soviética, teve seu módulo central entregue em órbita em 1986. Em dez anos, a estação completou a montagem de seis módulos com peso total de 130 toneladas.

A Estação Espacial Internacional (ISS) começou a ser construída em 1998 e levou 12 anos, com a coordenação de 15 países, para construir sua estrutura de 15 módulos. 

A Estação Espacial da China está prevista para entrar em operação antes do final de 2022, com o objetivo de realizar a montagem em órbita do programa mais ambicioso do país em menos de um ano e meio, desde o lançamento do módulo principal de Tianhe em abril de 2021.

O terceiro e a parte final da estrutura básica de três módulos da Estação Espacial da China, o segundo módulo de laboratório Mengtian, deverá ser lançado e conectado à combinação em outubro.

'Mini estação espacial'

Apelidado de "amigo mais pesado" entre todos os módulos espaciais únicos em serviço ativo no mundo, Wentian é o segundo da estrutura básica em forma de T de três módulos da Estação Espacial China, seguindo os primeiros 16 metros- módulo central longo de Tianhe lançado em abril de 2021. 

A futura estrutura expandida da Estação Espacial da China atingirá um peso total final de mais de 180 toneladas, de acordo com as autoridades espaciais tripuladas chinesas. Agora, com o Wentian sendo ancorado no Tianhe, o peso da combinação da estação espacial já atingiu cerca de 50 toneladas.

Com sistemas e funções abrangentes equipados em Wentian, o módulo de laboratório foi considerado por alguns observadores como uma "mini estação espacial". A tecnologia completa do módulo pode oferecer a possibilidade de adicionar novos módulos à estação espacial chinesa no futuro para expandir ainda mais sua escala e função?

Liang Xiaofeng, designer-chefe de eletricidade da Wentian, disse ao Global Times que, do ponto de vista técnico, Wentian abriu o caminho para a expansão, mas os planos subsequentes estarão de acordo com o projeto geral. "Teremos que analisar e classificar as necessidades de cada plano, mas definitivamente adquirimos as tecnologias-chave [para expansão do módulo] em reserva."

Futuros módulos a serem adicionados à estrutura básica em forma de T podem ser naves espaciais estrangeiras, como módulos de laboratório ou naves tripuladas, disse Pang Zhihao, um especialista espacial sênior, ao Global Times.

Duplicando o espaço 'sala de estar'

Resumindo as funções do módulo de laboratório, a gigante espacial estatal China Aerospace Science and Technology Corp (CASC), a principal contratada do programa da estação espacial, disse em um comunicado enviado ao Global Times que Wentian está projetado principalmente com a capacidade de gerenciamento e controle unificado da montagem da estação, bem como a capacidade de atracar, transpor e estacionar na cabine central. 

Também apoiará a permanência dos taikonautas em órbita, fornecendo uma cabine especial e abrigo de emergência para garantir sua segurança durante atividades extraveiculares ou missões de caminhada espacial, e apoiará vários experimentos científicos dentro e fora das cabines.

Para começar, com Wentian ancorado na combinação da estação espacial, a área de estar e de trabalho dos taikonauts será instantaneamente duplicada. Além disso, a câmara de ar de diâmetro maior de Wentian facilitaria as missões de caminhada espacial da tripulação, uma mudança óbvia para melhor para a tripulação, entre outras.

As principais funções da plataforma de Wentian são as mesmas de Tianhe, o que significa que os dois serviriam como backup um do outro, e ambos são capazes de cobrir todos os requisitos de tarefas necessários para a montagem, disse o CASC.

Leia também: Uma ordem mundial alternativa https://bit.ly/3xUwMZp

Pesando 23 toneladas no lançamento, o Wentian consiste em três partes: uma cabine de trabalho, uma cabine com câmara de ar e uma cabine de recursos, com um comprimento total de 17,9 metros e um diâmetro de 4,2 metros. 

Tem aproximadamente o mesmo peso de um vagão do metrô de Pequim, ainda maior que a cabine central de Tianhe, que tem 16,6 metros de comprimento e pesa 22,5 toneladas. Wentian também é mais pesado do que qualquer outra espaçonave de módulo único com função de voo que permanece em serviço ativo, incluindo aquelas implantadas na Estação Espacial Internacional, de acordo com o CASC. 

A cabine de trabalho de Wentian é, de longe, a maior cabine isolada da China, incluindo três áreas de dormir e uma área sanitária. Ao acoplar, a estação espacial poderá acomodar seis astronautas. Isso quer dizer que quando a tripulação da missão Shenzhou-15 encontra o Shenzhou-14 para rotação no espaço, Li Jinlin, designer-chefe de trajes extraveiculares do Sistema Astronauta da Agência Espacial Tripulada da China, disse ao Global Times.

A cabine airlock tem uma forma única - quadrada por fora, mas redonda por dentro. É uma "versão atualizada" do módulo central, expandindo a "sala de montagem" para os astronautas vestirem trajes espaciais e se prepararem para suas missões de caminhada espacial, e um portão de um metro de diâmetro, permitindo uma saída mais conveniente e entrada para os astronautas, ao mesmo tempo que lhes permite transportar equipamentos maiores fora da cabine.

Portanto, a cabine airlock de Wentian se tornará o principal ponto de saída para atividades extraveiculares, enquanto a anterior em Tianhe servirá como backup.  

Enquanto isso, com duas cabines de entrada de saída, eles aumentarão muito a confiabilidade e garantirão melhor a segurança dos taikonautas em caso de emergência durante trabalhos extraveiculares, disse Li.

Fora da cabine da câmara há 22 interfaces de carga útil extraveicular. Na próxima década, as cargas experimentais entregues à estação espacial serão "conectadas" com precisão às suas interfaces correspondentes por meio da ajuda de braços robóticos, não precisando mais da operação manual dos astronautas, revelou o CASC ao Global Times. 

Além das 22 interfaces, o laboratório Wentian também hospeda oito gabinetes experimentais. Ele se concentrará principalmente no estudo das ciências da vida espacial, que podem apoiar o crescimento, desenvolvimento, genética e envelhecimento de várias espécies de plantas, animais e microorganismos em condições espaciais, Lü Congmin, pesquisador da Academia Chinesa de Ciências e vice-presidente designer-chefe do sistema de utilização do espaço da China Manned Space, disse ao Global Times. 

Mais de 10 direções de pesquisa foram planejadas e mais de 40 projetos científicos foram estabelecidos para Wentian, disse Lü. 

O outro módulo de laboratório Mengtian para a Estação Espacial da China, programado para ser lançado em outubro, será orientado à pesquisa científica em microgravidade e está equipado com gabinetes experimentais para física de fluidos, ciência dos materiais, ciência da combustão, física básica e experimentos de tecnologia espacial.

Outro destaque do módulo de laboratório Wentian é um pequeno braço robótico de cinco metros de comprimento instalado fora da cabine da câmara de ar. Com sete graus de liberdade, o conjunto tem maior precisão e flexibilidade para “agarrar” equipamentos de pequeno e médio porte, e é capaz de operações mais delicadas que o braço robótico maior com o módulo Tianhe.

O peso e o comprimento do braço robótico pequeno são cerca de metade do grande na cabine principal de Tianhe, e a capacidade de carga é de cerca de um oitavo do braço grande. Quando combinados, terão um comprimento total de 15 metros, e poderão "escalar" todos os três módulos de Tianhe, Wentian e Mengtian no futuro. 

Além de seu tamanho extra grande, Wentian possui um conjunto de asas extraordinariamente longas - painéis solares flexíveis com duplo grau de liberdade. A envergadura total é de mais de 55 metros, mais do que meio campo de futebol, estabelecendo um novo recorde para painéis solares usados ​​em espaçonaves chinesas. Cada painel tem uma área desdobrada de cerca de 110 metros quadrados. 

Os dois painéis solares coletarão efetivamente mais energia solar, gerando uma média de mais de 430 quilowatts-hora por dia e fornecendo energia suficiente para as operações da estação espacial. Se colocados na Terra, a geração diária de energia dos painéis solares é suficiente para suportar a demanda de energia de uma casa média de Pequim por um mês e meio.

Com a conclusão da estação espacial, um dos painéis solares de Tianhe será transferido para a parte traseira de Wentian, e até então o módulo central se concentrará apenas na operação da estação, enquanto o módulo de laboratório se tornará o principal "poder lar."

Veja: Amizade Brasil-China faz bem https://bit.ly/3u4eZOu

Nenhum comentário: