31 outubro 2023

Minha opinião

O voto e a luta política

Luciano Siqueira

Seria desperdício de tempo especular sobre os múltiplos fatores que influenciam o voto, tendo como referência os processos eleitorais como os conhecemos no Brasil, tentando tornar um deles "decisivo".

Entretanto, é de se supor — como bem atestava o ultra conservador e hábil Marco Maciel — que o desempenho da economia seja um dos fatores determinantes do ambiente eleitoral, favorável ou adverso às forças que governam.

Daí a estranheza de analistas de ocasião, que pululam na grande mídia, quanto ao resultado do primeiro turno no pleito presidencial na Argentina.

Quanto mais profunda e quase inadministrável a crise econômica, mais certeza haveria de que o candidato governista, Sergio Massa, atual ministro da economia, ficaria para trás.

O dito "voto econômico", como apressadamente denominam, favoreceria o ultra diretista e neoliberal Javier Milei.

Óbvio que a parada ainda não está resolvida, porém é significativo que Massa tenha passado ao segundo turno na dianteira.

O comportamento do eleitor — dado subjetivo que tem tudo a ver com a sua vida material — é mais complexo do que se imagina. 

Entre a consciência, superficial ou consistente, de cada cidadão e as suas condições de existência interfere o embate de ideias.

Ou seja, eleição é um episódio de luta política, em que dialogam realidade objetiva e fatores subjetivos permeados pela tática e pela ação de cada corrente litigante.

A simplificação reducionista não permite compreender o pleito argentino nem o que ocorreu há um ano atrás no Brasil, quando Lula ressurgiu qual Fênix e suplantou o atabalhoado e incompetente Bolsonaro, tido como fortíssimo para a reeleição, pois patrocinado pelo núcleo hegemônico da elite dominante, o rentismo e o agronegócio, e montado na máquina estatal.

Mesmo na era da comunicação cibernética, da superficialidade e do imediatismo e das fake news, a luta política bem orientada taticamente e corajosamente travada dá resultados.

O universo na mente humana https://bit.ly/3Ye45TD

Nenhum comentário: