25 setembro 2008

Coluna semanal no Portal Vermelho

Duas anotações de campanha
Luciano Siqueira

Reta final, intensa atividade. Não é fácil acordar às cinco, ganhar as ruas logo cedo e terminar as ações de campanha no final da noite e ainda manter em dia nossa coluna semanal no Vermelho. Mas é preciso mantê-la. Afinal, desde a primeira semana do portal na rede (já se vão mais de quatro anos), apenas uma quinta-feira falhamos, quando em Luanda, capital de Angola, a internet não funcionou sequer na sede do governo provincial. Até da China, mais de uma vez, foi possível honrar o compromisso com nossos pacientes leitores.

Pois aqui vão duas notas breves a respeito de nossa campanha por uma cadeira de vereador no Recife.

Uma – a história de vida e a trajetória de lutas do candidato pesam. As pessoas estão mais atentas, querem saber detalhes, julgam com mais rigor. Pelo menos em nosso caso, cujo público primário – a parcela mais esclarecida do eleitorado - se traduz num corte multisocial, que vai de trabalhadores residentes em bairros periféricos a empresários, passando por uma camada significativa da chamada “classe média”. - “Conheço sua história”, é comum ouvir tanto em reuniões como no corpo-a-corpo das panfletagens. - “Você é ético”, dizem, talvez usando o termo num sentido genérico que compreende além da conduta ética propriamente dita, a percepção de atitudes políticas firmes, equilibradas, respeitosas para com aliados e adversários.

Lances de nossa trajetória militante, particularmente nos tempos da ditadura militar, e da experiência atual no governo da cidade têm a preferência nas indagações que surgem no transcurso de reuniões destinadas a constituir grupos de apoiadores e mesmo em breves visitas a locais de trabalho ou escolas.

Outra – o impacto que causa a explicitação de um compromisso do candidato, que deveria ser comum, e não é: o de retornar a todos os lugares onde passamos em campanha, após o pleito, para apresentar o plano do primeiro ano de mandato e submetê-lo a avaliação crítica de todos. Isto como ponto de partida de uma rotina de prestações de contas públicas regulares no intuito de compartilhar o mandato não apenas com o Partido, mas também com todo o cidadão ou cidadã que tenha interesse.

As pessoas reagem como se estivessem diante de algo absolutamente inovador, surpreendente e inusitado. E que consideramos, entretanto, elementar para um mandato democrático e efetivamente compromissado com a luta do povo e com fortalecimento do Partido.

3 comentários:

Anônimo disse...

Luciano, é por esse seu trabalho que você é tão admirado e respeitado. O trabalho de qualquer pessoa compromissada com o social é constante e árduo, porém o desânimo não deve constar nunca em seu vocabulário.
O reconhecimento é apenas uma consequência natural.

Anônimo disse...

Luciano,caríssimo camarada!

Que bela homenagem a da Taciana. Pelos rumores que chegam às terras paraibanas as palavras dela nada mais são que a homenagem que Recife inteira tem lhe rendido nesse período de campanha. Nada que não seja merecido pelo homem íntegro, sensivel e comprometido que você é. Grande orgulho de tê-lo como camarada e como exemplo. Vamos à vitória, aqui ficaremos na torcida. Grande abraço. Aninha Santos _ Campina Grande, PB

Luciana Cavalcanti disse...

Mais uma vez, me sinto orgulhosa e tranquila por minha escolha! Parabéns, Luciano pelo modo coerente, discutido e participativo como vem construindo a sua campanha (agora, em reta final).

Domingo próximo, confirmaremos nas urnas o respeito que tantos e tantas militantes, trabalhadores/as, estudantes, cidadãos/ãs, enfim, temos por você!

Um grandíssimo abraço!