29 setembro 2008

Conjecturas no Recife e em Olinda

No Blog de Política (Diário de Pernambuco Online),
por César Rocha:
Renildo disparado em Olinda; e o Recife?
. O candidato governista Renildo Calheiros (PCdoB) lidera a disputa pela Prefeitura de Olinda, com 41,1% das intenções de votos, conforme pesquisa realizada pela Universidade Federal de Pernambuco e publicada na Folha desta segunda-feira (29).
Renildo cresceu 13,9 pontos percentuais em um mês, já soma 50% dos votos válidos e pode levar no primeiro turno.
. Atrás dele vêem Jacilda Urquisa (PMDB), com 20,2%; Arlindo Siqueira (PTB), com 11,1%; e Alf (PDT), com 7,9%.
. Quanto ao Recife, o internauta Neto me pergunta quando sairão as próximas pesquisas e me pede para redigir um texto sobre minha percepção de possibilidades nesta reta final.
Bem, Neto, há uma série longa de pesquisas para sair nesta semana:
. Tem a do Diario (DiarioData Associados), no dia da eleição; do Jornal do Commercio (Vox Populi); a da Folha de Pernambuco/UFPE; mais uma do Ibope e do Datafolha (TV Globo); da Método/Blog de Magno…
. Enfim, é tanta pesquisa que Raul Henry (PMDB) e Mendonça Filho (DEM) tentaram realizar uma entre a quinta e a sexta-feira (25 e 26) e não conseguiram. Tava faltando pesquisador.
Conversei com muita gente sobre o que pode vir nessas sondagens.
. Há uma certeza: a linha dos votos brancos/nulos deve crescer.
. A perplexidade em relação à condenação de João da Costa (PT) tende a fazer com que eleitores reflitam sobre seus votos e os deixe em suspenso - daí o crescimento de brancos e nulos.
Mas não há certeza sobre a possibilidade de esses votos migrarem para algum dos candidato da oposição. É possível que não.
. Outra dúvida: João da Costa cai ou pára de crescer? Em que proporção? Na sexta-feira (26), inclusive, Antônio Lavareda deu entrevista à Rádio Jornal e disse que se João da Costa caísse cinco pontos, estaríamos em marcha para o segundo turno.
. É possível, mas ele teria que cair mais e o eleitor teria que optar por um adversário.
. Não sei se o crescimento que Raul Henry vem registrando seria ampliado e se seria suficiente para gerar o segundo turno.
. Tenho minhas dúvidas, mas elas são fruto apenas da intuição. É preciso esperar.
. Após cinco dias de bombardeio e de defesas sobre a condenção do petista, talvez tenhamos um retrato mais nítido desse processo nas pesquisas que tenham sido realizadas mais recentemente - de preferência nestes sábado (27) e domingo (28).

Nenhum comentário: