15 novembro 2008

Peso estatal no PIB pernambucano

No Acerto de Contas, por Pierre Lucena:
Setor público sustenta PIB de Pernambuco
. O IBGE divulgou hoje um excelente material, chamado Contas Regionais, que traça um perfil do PIB dos Estados da Federação, entre os anos de 2003 e 2006.
A constatação para nosso Estado não é das melhores: o setor público sustenta o Estado, com 23,6% do nosso PIB. A princípio pode-se pensar que este é um fator que seria positivo, já que educação e saúde pública estão incluídos, mas não é bem assim.
. No Brasil, na média, o setor público responde por 15,3%. Em Estados mais dinâmicos é bem menor do que isso. Em São Paulo, por exemplo, este percentual é de 8,5%, em função da dinâmica do setor privado.
. Para perceber este problema basta verificar os dois maiores formadores de renda na cidade do Recife, que respondem por cerca de 45% de toda a renda gerada no município, segundo a RAIS/CAGED.
- Administração do Estado e da política econômica e social
- Serviços coletivos prestados pela administração pública
. Os Estados do Nordeste de uma maneira geral apresentam forte dependência do setor público. Espera-se que mude este cenário nos próximos anos, mas no caso de Pernambuco isso foi acentuado durante o período 2003-2006.
. Em 2003 o setor público respondia por 22,8% do PIB, e em 2006 este percentual aumentou para 23,6%.

Nenhum comentário: