15 novembro 2008

Ponderação oportuna

No Blog de Cesar Rocha:
Luciano Siqueira: calma lá, presidente Lula
. O presidente já se valeu de muitas e muitas viagens ao exterior para lançar balões de ensaio sobre a política interna, conforme registra o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, em seu blog.
. Antes de entrar no que interessa, o lançamento de Dilma Rousseff para disputar a sucessão presidencial de 2010, cabem aqui algumas impressões sobre esse hábito de Lula.
Por que ele lançou Dilma no exterior, em entrevista a jornais estrangeiros, e não aqui, à imprensa nacional?
. Lula faz isso porque a imprensa estrangeira não virá, nunca, com um série longa de perguntas óbvias que questões, como essa de Dilma, provocariam numa entrevista a jornalistas brasileiros.
Com certeza, se ele tivesse falado, aqui e não lá, o que disse de Dilma, a imprensa nacional viria com aquelas questões: mas e o PMDB, como fica o gigante eleitoral? E os aliados? E Tarso Genro, que também deseja disputar a indicação do PT?
. Aqui no Recife, Luciano Siqueira, que faz parte do comitê central do PCdoB no Brasil, já apresentou os questionamentos dele, ao ler o que disse Lula sobre Dilma.
. Siqueira, que é vereador eleito do Recife, afirmou o seguinte: “Tudo bem, presidente. Aqui e alhures todo mundo tem o direito de manifestar seus desejos. Mas no caso, seja Dilma ou qualquer outro nome, precisará unir as forças que hoje sustentam o governo em torno de um programa de avanço das mudanças em curso no país”.
. Lula declarou sua preferência por Dilma em entrevista a cinco jornais italianos. Ele falou que:
“Já tinha um nome na cabeça, o de Dilma Rousseff”.
. “Creio que o PT deve construir uma base sólida para levar adiante o projeto que estamos implantando no Brasil. Trabalho com a hipótese de que o candidato será do PT. O partido vai discutir a sua candidatura e eu já repeti mais de uma vez que a minha ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, tem potencial extraordinário para ser a candidata”.

Nenhum comentário: