29 novembro 2008

Governança metropolitana

Site da PCR:
Luciano Siqueira coordena painel em Seminário
. Cada vez mais as cidades estão deixando de ser isoladas e vêm se tornando verdadeiras regiões metropolitanas, com problemas e dificuldades que são praticamente as mesmas. Por isso a governança metropolitana tem sido foco de discussões em grandes encontros, como o Seminário Nacional de Planejamento Regional e Governança Metropolitana, que acontece nesta quinta (27) e sexta-feira (28), no Best Western Manibu, em Boa Viagem.
. A mesa de abertura desta quinta-feira (27) foi formada pelo prefeito em exercício, Luciano Siqueira e pelo governador em exercício, João Lyra Neto, entre outras autoridades. “Esse seminário é uma tentativa de realizarmos o que já estamos fazendo, a troca de experiências, idéias e soluções entre os diversos municípios. Estamos em busca de uma questão inadiável: como responder ao trato comum dos governos que convivem com problemas estruturais comuns às nossas cidades. Nossa expectativa é produzir uma discussão útil, contemporânea e concreta de soluções para as melhorias e formas de colocá-las em pratica”, disse o prefeito em exercício, que coordenou o painel Governança Metropolitana: Desafios e Possibilidades. “Quero expressar minha satisfação ao ver que os participantes dessa discussão são especialistas nas questões urbanas”, falou Siqueira na abertura do debate.
. O objetivo do evento é discutir e apresentar propostas que contribuam para o aperfeiçoamento dos modelos de gestão e promover o intercâmbio de experiências na gestão de contextos regionais e metropolitanos. “A grande importância é trabalhar para construir propostas de adequação do sistema gestor da Região Metropolitana do Recife, já que o atual modelo não está sendo suficiente para abordar as problemáticas das cidades que a compõem”, disse o presidente da Agência de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (CONDEPE/FIDEM), e componente do Grupo de Trabalho Interfederativo (GTI), Luiz Quental. O evento contou também com as exposições: Gestão, Financiamento e Integração de Políticas Públicas nas Regiões Metropolitanas, Aglomerados Urbanos e Microrregiões e Gestão Democrática e Regionalizada de Pernambuco. Os outros painéis serão: Financiamento da Ação Metropolitana e Financiamento da Ação Metropolitana – A Visão de Instituições Financiadoras.
. A iniciativa conta com o apoio do Ministério das Cidades, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), do Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas (que faz parte do GTI) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Entre os participantes, prefeitos e vice-prefeitos de municípios pernambucanos e de outros estados, secretários estaduais, representantes do Governo Federal, além de consultores e pesquisadores interessados pelo debate sobre a gestão regional e metropolitana.
Fotos: Inaldo Menezes

Nenhum comentário: