02 dezembro 2009

Câmara vota PL do Livro e da leitura

No nosso site:
. Na sessão desta terça-feira, dia 01 de dezembro, a Câmara Municipal do Recife vota em plenário o Projeto de Lei nº 123/2009, que cria a Política Municipal do Livro e de Incentivo à Cultura da Leitura. O PL 123/2009 é fruto de um grande processo de mobilização do Fórum Pernambucano em Defesa do Livro, da Leitura e das Bibliotecas e foi apresentado pelo vereador Luciano Siqueira durante audiência pública realizada em setembro passado.
. O projeto do vereador Luciano Siqueira estabelece medidas visando à formação de leitores e a aumentar o índice municipal de leitura, entre as quais, a implantação de bibliotecas, realização de eventos literários e a criação do Plano Recifense do Livro e da Leitura, proposta que já recebeu a adesão do secretário de Cultura Renato L e de professores, estudantes, bibliotecários e intelectuais.
. “O nosso compromisso é atuar como instrumento de expressão do Fórum, junto ao Parlamento, e, assim, concretizar políticas que possam garantir o acesso à leitura e elevar a consciência cidadã”, ressaltou o parlamentar.
. Para o coordenador do Fórum Pernambucano em Defesa do Livro, Rogério Barata, o PL 123/2009 é a municipalização da política prevista pelo Plano Nacional do Livro e da Leitura que orienta os municípios a adotarem medidas que garantam à população o acesso à leitura. “O incentivo à cultura da leitura é um componente estruturante para garantir a educação pública de qualidade, para ampliar o universo cultural da população e subsidiar a capacidade de conhecimento. Queremos que ele deixe de ser uma política de governo para ser uma política de Estado. E estamos conseguindo isso através do projeto que institui a lei municipal visando o fortalecimento de espaços de leitura e a formação de conhecimento à cultura da leitura”, afirmou.ueira, basta entrar em contato com a assessoria de imprensa através do telefone: 3301-1331 ou pelo email: imprensa@lucianosiqueira.com.br
Na foto, audiência pública que formatou o Projeto de Lei.

Nenhum comentário: