08 dezembro 2009

Cinema nacional em alta

. Nem tudo na atual produção cinematográfica brasileira tem qualidade. Mas é muito positiva a informação veiculada hoje, em matéria do Valor Econômico, sugerindo que a resistência do público ao cinema nacional vem sendo superada aos poucos.
. Segundo dados da Agência Nacional do Cinema (Ancine), a bilheteria dos filmes brasileiros acumulada até a segunda semana de novembro é de R$ 127 milhões. Esse valor representa quase o dobro da receita de 2008.
. O desempenho é próximo ao de 2003, o melhor ano do cinema nacional após sua retomada - período inaugurado em 1993 com a edição da Lei do Audiovisual. Naquele ano, filmes como Carandiru, Lisbela e o Prisioneiro e Os Normais proporcionaram renda total de R$ 135 milhões nas bilheterias.
. Dos 84,4 milhões de ingressos vendidos no país até 2 de novembro, 15,5 milhões (18% do total) foram para filmes nacionais. Se Eu Fosse Você 2 teve público superior a 6 milhões de pessoas. Além dele, só outros três filmes tiveram mais de um milhão de espectadores: Mulher Invisível, Os Normais 2 e Divã.
. Pelo visto, nem tudo o que reluz é ouro – mas agrada ao grande público.

Nenhum comentário: