22 março 2018

Para onde vamos?


Dois lances de uma crise que se arrasta
Luciano Siqueira, no Blog de Jamildo/portal ne10

O País segue atolado na gama de contradições estruturais que, dentre outras variáveis, se traduz no entrechoque permanente entre os chamados três poderes da República e nas manobras sucessivas de um governo ilegítimo, pernicioso e rejeitado pela população.

Após o fracasso momentâneo da pretendida reforma previdenciária — um dos itens prioritários de sua agenda regressiva —, Temer lançou-se à aventura da intervenção militar sobre a segurança do Rio de Janeiro.

A intervenção completa um mês sem plano e sem recursos. A ponto do general Villas Bôas, comandante do Exército, se dizer “preocupado pela incerteza de que vamos realmente atingir todos os objetivos”.

Preocupação procedente, tamanha complexidade dos fatores multicausais que alimentam a violência criminal urbana, tratados pelo recém-criado Ministério da Segurança com a superficialidade e a ligeireza típicas da pirotecnia política.

Já o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, questiona “de onde virão os R$ 3 bilhões para suprir a demanda do interventor? Temos o Orçamento da União 100% comprometido com despesas obrigatórias, e ninguém tem coragem de enfrentar esse tema.”

Concomitantemente, o crescimento de conflitos armados no mês, com óbitos, cresce assustadoramente.

Na verdade, a espalhafatosa intervenção tem a clara intenção de amenizar a desaprovação do governo pela maioria da sociedade e, de quebra, alimentar a pretensão (agora vinda a público) do próprio Temer se candidatar em outubro.

Outro lance — a resistência da ministra Carmem Lúcia, presidente do STF, em pautar as prisões após condenação em segunda instância —, revela as dificuldades da corte suprema de resguardo da Constituição exercer o seu papel. Por pressão de seus pares, segundo se notícia hoje, a ministra enfim cede e admite uma reunião destinada a examinar o tema.

Permeando o imbróglio, a iminência de prisão do ex-presidente Lula, já condenado em segunda instância.

Ocorre que nessa condição, obviamente, não está apenas o ex-presidente, mas milhares de outros brasileiros e brasileiras, que segundo opinam muitos constitucionalistas de renome, estariam sem o resguardo da Carta de 1988.

Entrementes, a nação perplexa se vê envolta num oceano de instabilidade, no qual não se pode prever nada com uma consistência mínima no sentido da superação da crise.

Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/ kMGFD e acesse o canal ‘Luciano Siqueira opina, no YouTube http://goo.gl/6sWRPX        

Nenhum comentário: