27 fevereiro 2020

Amplitude necessária


Há males que vêm para o bem
Luciano Siqueira

Essa expressão algo dialética eu escuto desde criança. Uma espécie de chamamento a uma necessária reação diante de algum infortúnio.
É o que ocorre agora quando grupos de extrema direita convocam atos públicos para o próximo dia 15, de conteúdo abertamente antidemocrático, tendo como alvos principais o Congresso Nacional e o Superior Tribunal Federal.
Mais ainda pelo envolvimento explícito do presidente da República, caracterizando  conflito aberto entre o poder executivo e os poderes judiciário e legislativo.
A tese da extrema direita, reverberando o que tem dito repetidas vezes o próprio capitão Bolsonaro, é de que a suprema corte e o poder legislativo tentam impedir que o governo governe.
Essa tem sido, mundo afora, a senha para a instituição de regimes ditatoriais.
Bolsonaro governa abertamente contra os direitos fundamentais no nosso povo, pelo desmonte gradativo do Estado democrático de direito e mina pela raiz salvaguardas da soberania nacional.
Natural que encontre resistência de parcelas expressivas da sociedade e que essa resistência tenda a crescer, influenciando inclusive, em certa medida, o próprio Congresso Nacional de maioria governista não muito sólida.
O fato é que o teor do movimento pautado para o dia 15 já não deixa mais dúvidas de que é preciso resistir para além de projetos partidários de curto prazo.
A expressão “há males que vêm para o bem” cabe sobretudo para aqueles que, nas hostes oposicionistas, têm enxergado mais o próprio umbigo do que os destinos da nação e reeditam a estreiteza e o sectarismo como falso caminho para a própria sobrevivência.
Assim, as reações de agora, por parte de personalidades de expressão situadas à esquerda e ao centro – incluindo Lula, Ciro Gomes e Fernando Henrique Cardoso -, que apontam no sentido de uma resistência ampla em defesa da democracia, emergem como sinais positivos no sentido da amplitude e da pluralidade.
Cabe ao conjunto dos partidos e grupos políticos resistentes e aos movimentos sociais expressarem a resistência nas ruas.
Para o Brasil, o pior infortúnio agora seria ingressar em nova ditadura.
[Ilustração: Frantisek Kupka]
Acesse o canal ‘Luciano Siqueira opina’, no YouTube http://abre.ai/aKUs  leia mais sobre temas da atualidade: https://bit.ly/2Jl5xwF

Nenhum comentário: