06 fevereiro 2020

Depende do uso


Tecnologia e Inovação – realidade e fantasia
Andre Motta Araujo, Jornal GGN

Os canais de mídia aforam ocupar espaço com temas de inovação e tecnologia e, nessa tarefa, acabam mistificando e desinformando o grande público.
Esses temas acabam funcionando como diversionismo para não enfrentar os grandes e graves problemas da política e da economia no Século XXI.
São criadas lendas sobre os avanços da tecnologia, eliminação de empregos, robôs que fazem cirurgias cardíacas, tudo uma maravilha.
A realidade é que os enormes problemas da humanidade HOJE não estão sendo resolvidos pela tecnologia, às vezes até são por ela agravados.
Há um mal estar generalizado nas economias emergentes, com baixo crescimento, gravíssimos problemas sociais, economias mal resolvidas que levam a pavorosos surtos migratórios onde miseráveis jogam com a morte para entrar na União Europeia ou nos EUA, na tentativa de sobrevivência de suas famílias, um drama humano de primeira grandeza em plena era pós-moderna.
No campo da saúde, onde “robôs agora fazem cirurgias cardíacas”, segundo os programas triunfalistas da GLOBONEWS, faltam médicos para as mais elementares tarefas de saúde pública, nada que a tecnologia possa resolver, são coisas muito mais simples e que não são equacionadas pelos algoritmos.
No campo da educação, toda a gigantesca onda de tecnologia não permitiu que o Brasil, apenas como exemplo, consiga atingir índices mínimos de progresso na educação elementar, tampouco toda a tecnologia educacional melhorou a qualidade dos formandos em cursos superiores.
No campo de serviços há avanços, mas também até péssimos procedimentos em call centers, em atendimento bancário forçadamente empurrado para máquinas, mas que nem por isso melhorou a vida dos clientes escorchados em juros estratosféricos.
Tecnologia não é a ilha paradisíaca vendida pelo diversionismo da GLOBONEWS, “você entra em casa, as luzes se acendem e a TV já está ligada no seu programa favorito” diz o festival de deslumbramento com a tecnologia que não resolveu os problemas da miséria social, da absurda concentração de renda, da desindustrialização, da má política, dos congressistas semianalfabetos, das novas epidemias.
Mas, também, a tecnologia cria novos problemas como o excesso de computadores nos aviões levando a um monumental fracasso do novo modelo BOEING MX-8. Tecnologia não é maná e não produz só felicidade, é fundamental uma visão crítica do mundo maravilhoso da tecnologia, uma ferramenta que pode servir a muitos propósitos,  a interpretação e a adaptação serão sempre humanos.
Acesse o canal ‘Luciano Siqueira opina’, no YouTube http://abre.ai/aI3o e leia mais sobre temas da atualidade: https://bit.ly/2Jl5xwF

Nenhum comentário: