22 outubro 2021

O despertar da consciência

O que o PCdoB significa para mim
Alessandro Leite Guimarães*

 

Recebi de Luciano Siqueira um convite que encaro como grande desafio, para atrevidamente escrever para o seu blog. Ora, sei que seus leitores são exigentes pela qualidade dos textos e reflexões do próprio. Bem, aceito o generoso convite e, neste primeiro encontro, gostaria de discorrer sobre algo para mim apaixonante: a militância no Partido Comunista do Brasil.

Desde muito cedo, ainda criança, algo me intrigava e, ao mesmo tempo, me causava grande angústia. Corriam os últimos anos da década de setenta e início dos oitenta do século passado quando, ao observar a miséria reinante, o número de pedintes, de pessoas doentes sem acesso a tratamento, a falta de urbanização humanizada. Bem, passei boa parte da infância sem entender por que o mundo era (e ainda é) daquele jeito. Aí veio a escola, mesmo precária, mas os rudimentos de conhecimento já me atingiam. Ao chegar a adolescência e a juventude, conheci o movimento estudantil, a UJS e, finalmente, o Partido Comunista do Brasil, essa escola maravilhosa de humanidade e luta.

Finalmente, graças ao PCdoB, entendi as engrenagens que conformavam o mundo como ele é. Aprendi que é a forma como a sociedade produz riqueza e como a distribui que, em última instância, produz todas as grandes mazelas deste mundo e que tanto me intrigavam outrora. A militância, nas suas múltiplas nuances, formaram em mim a convicção de que um outro mundo pode surgir da luta que se faz à luz da ciência social avançada de nossa época, o marxismo, com a observância das contribuições de grandes mulheres e homens, mundo afora, que construíram teoria e prática para a superação da sociedade de classes.

A militância no Partido me ajudou a compreender melhor o mundo, mas não só isto, a convivência com tantos militantes de várias gerações, dos mais experientes aos mais jovens, significam um permanente aprendizado de fraternidade, tolerância, paciência e profundo respeito pelas pessoas e suas experiências. É um novo horizonte que se renova a cada luta, a cada descoberta. 

Fico por aqui, renovando o agradecimento a Luciano e me comprometendo a, modestamente, compartilhar reflexões com os seguidores deste blog.

Um forte e fraterno abraço.

*Membro do Comitê Estadual do PCdoB em Pernambuco

 Veja: Congresso aponta rumos para salvar o Brasil da crise https://bit.ly/3m3IpbJ

Nenhum comentário: