22 outubro 2021

Brilhantismo e simplicidade

Renildo e a busca de consensos

Luciano Siqueira, portal Vermelho www.vermelho.org.br

 

No instante em que a Lei das Federações foi aprovada em sessão conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados, inúmeros foram os cumprimentos ao deputado Renildo Calheiros, líder da bancada do PCdoB.

Embora vitória construída a muitas mãos, unânime é o reconhecimento da sua contribuição pessoal.

Incansável na defesa de argumentos, persistente e hábil no diálogo com líderes de todos os matizes e influentes parlamentares das mais diversas legendas partidárias — à esquerda, ao centro e à direita — ele comandara com sua bancada e adeptos da proposição, dentro e fora do parlamento, uma batalha histórica.

Uma conquista democrática de largo alcance, sob condições conjunturais extremamente adversas.

No recém-concluído 15⁰ Congresso do PCdoB, enquanto ele discorria sobre o desempenho de nossa bancada e sobre a Lei das Federações Partidárias, multiplicavam-se no chat expressões como "brilhante", "verdadeira aula", "agora compreendi" e assemelhadas.

Merecidamente.

Tenho a sorte de conviver com o "galego" Renildo desde os seus primeiros passos na militância. Desde quando se fez líder estudantil, aluno do curso de geologia na Universidade Federal de Pernambuco, já se vão mais de três décadas.

Um rico aprendizado.

Miguel Arraes me disse algumas vezes que nele admirava a capacidade de ouvir, tão refinada que parecia “adivinhar” o pensamento do interlocutor.

De fato, escuta com atenção e paciência. Compreende. E, desse modo, se credencia a explorar convergências e construir consensos.

Eduardo Campos, de quem foi fraterno amigo, nele reconhecia a sagacidade na análise da situação política, sempre atento ao entrechoque das forças em presença e aos possíveis desdobramentos, sem jamais tirar conclusões precipitadas.

Ao que acrescento uma mescla aparentemente contraditória: o brilhantismo e a simplicidade.

Não busca as câmeras e as manchetes. Sabe ser discreto e eficiente. Peleja pelo sucesso coletivo.

De Renato Rabelo ouvi certa vez que Renildo, o mais brilhante presidente da UNE desde a redemocratização, jamais fora surpreendido em algum gesto de vaidade pessoal.

Ao longo da vida e da militância em particular, aprendemos uns com os outros.

No tempo difícil que vivemos, pleno de desafios e riscos, observemos a conduta de camaradas como Renildo Calheiros e outros tantos que enriquecem as fileiras partidárias com seus bons exemplos.

P.S. - Nosso líder tem lá seus momentos inconvenientes, notívago que é, como mandar mensagens pelo WhatsApp no meio da madrugada (às vezes perguntando: "Estou atrapalhando alguma coisa?"). Ninguém é perfeito...

.

Veja: Congresso aponta rumos para salvar o Brasil da crise https://bit.ly/3m3IpbJ

Nenhum comentário: