05 maio 2008

Manhã do poeta

No site da PCR:
PREFEITURA DO RECIFE PRESTA HOMENAGEM AO POETA ASCENSO FERREIRA
. Um dos mais importantes poetas pernambucanos e grande nome do modernismo, Ascenso Ferreira foi homenageado na manhã desta segunda-feira (5) por literatos e admiradores no ato de entrega do túmulo do poeta, no Cemitério de Santo Amaro, centro do Recife. O vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, oficializou a homenagem na presença da viúva de Ascenso Ferreira, Lourdes Ascenso.
. Os poetas Jommard Muniz, Freddy Lopes e Cida Pedrosa declamaram algumas poesias célebres de Ascenso Ferreira, como Gênio da Raça e Maracatu. O vice-prefeito reafirmou o compromisso da gestão com a valorização da cultura no município. ”Ascenso foi capaz de traduzir em versos e sons a essência do nosso povo”, comentou.
. Relembrando a paixão que o poeta nutria pela cidade e povo recifense, Lourdes Ascenso revelou algumas passagens da história do Recife. “Ascenso sempre amou esta cidade e, sobretudo, viveu esta cidade”, relatou emocionada. O assessor executivo da Secretaria de Serviços Públicos, Antônio Valdo, relembrou que a Prefeitura do Recife, através do Circuito da Poesia, presta uma homenagem à prosa e poesia produzida na cidade. Ao final da cerimônia, houve um toque de silêncio executado por um integrante da cavalaria da Polícia Militar de Pernambuco. No próximo dia 9, sexta-feira, será lançada uma coletânea com os três livros de poesia de Ascenso Ferreira: “Catimbó”, “Cana Caiana” e “Xenhenhém”, com organização e introdução de Valéria Torres. O evento é aberto ao público e terá início às 18h30 na Livraria Cultura, no Bairro do Recife.
. Todo em granito, o túmulo ocupa um terreno de 3m² doado pelo Governo Municipal. Na lápide foi reproduzido o poema “Noturno”, em que Ascenso Ferreira alude a ícones da capital pernambucana, como as ruas do Bairro do Recife e o rio Capibaribe. Os versos dele ainda trazem a pergunta que vem à mente de todos seus admiradores ao olhar sua atual moradia: Que diabo tu vieste fazer aqui Ascenso? Os restos mortais do escritor, que agora estão no novo túmulo, encontravam-se em um mausoléu alugado, desde o seu falecimento.
. A cerimônia marcou ainda os 43 anos da morte do poeta, que aconteceu em 05 de maio de 1965. Ascenso Carneiro Gonçalves Ferreira nasceu, no ano de 1895, na cidade de Palmares. Em 1920, mudou-se para o Recife, onde foi colaborador de alguns jornais locais e deu início a sua carreira literária. Ele se voltou para temas regionais, que foram reunidos em livros como "Catimbó" (1927), "Cana Caiana" (1939), "Poemas 1922-1951" (1951), "Poemas 1922-1953" (1953), "Catimbó e outros poemas" (1963), "Poemas" (1981) e "Eu voltarei ao sol da primavera" (1985). Outros livros ainda foram publicados postumamente.
Na foto, Rosas para Lourdes Ascenso (Luciano Ferreira).

Nenhum comentário: