01 maio 2008

Economia fortalecida?

No Vermelho, por Bernardo Joffily
Brasil já é "nível de investimento"; o que muda?
. A notícia de que a agência americana de classificação de risco Standard & Poor's elevou nesta quarta-feira (30) a classificação do Brasil para BBB, situando o país pela primeira vez no "nível de investimento" (em inglês, investment grade), provocou conseqüências positivas imediatas e comentários entusiasmados das autoridades. É um fato que se situa basicamente na esfera dos símbolos e ícones do mundo econômico existente, mas esta não está isolada daquela da economia real.
. Que classificação é essa? - A Standard & Poor's (ou simplesmente S&P) é uma das componentes de uma espécie de santíssima trindade de poderosas e influentes agências de monitoramento dos mercados do mundo. As outras duas, Fitch e a Moodys, também americanas, ainda não elevaram a classificação do Brasil. Porém as três normalmente atuam coordenadamente, sem permitir maiores discrepâncias nos seus rankings classificatórios, bastante assemelhados, embora com nomes distintos para os seus diferentes patamares.
. A tabela que ilustra esta matéria, com as atuais classificações da S&P para os países latino-americanos, dão uma idéia de como funciona o ranking. Existem outros patamares de vulnerabilidade ainda maior – CCC, CC e C, até a avaliação D, já na categoria das operações de curto prazo, que significa "impossível a cobrança".
. Durante o governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), a classificação do Brasil pela Standard & Poor's oscilou várias vezes, sempre entre B+ e BB-. Lula pegou o país em B+; mas ele foi promovido a BB- em 2005, BB em 2006, BB+ em maio de 2007 e agora para o nível de investimento.
. Leia a matéria na íntegra http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=36988

Nenhum comentário: