29 julho 2008

E a galinha, de onde veio?

. Taí uma notícia importante, em meio ao debate sobre economia e a peleja eleitoral. A Folha de S. Paulo informa hoje que as galinhas que vivem nas Américas, tudo indica, chegaram mesmo com os espanhóis no século 15. Uma pesquisa publicada hoje na revista "PNAS" afirma que não há indícios de que este grupo de ave teria sido introduzido antes da viagem de Colombo.
. O estudo feito com base no DNA de frangos vai contra a tese de que os primeiros espécimes da América do Sul teriam chegado passando pela Polinésia, no Pacífico, antes da colonização. Algumas raças de galinha dos Andes são tidas como "indígenas".
. Para chegar à conclusão apresentada agora, o grupo de pesquisa, liderado por Alan Cooper, da Universidade Nacional da Austrália, comparou milhares de seqüências genéticas de galináceos de diversas variedades.
. Pesquisas genéticas anteriores já haviam comprovado que os ancestrais das atuais galinhas domésticas surgiram na Ásia. Foram domesticados no mesmo continente, antes de serem levados para solo europeu. De lá, é que vieram para as Américas, com os espanhóis, tomando o caminho mais longo, afirmam os cientistas.
*
. Como a descoberta pode influenciar o preço do frango no supermercado ou alterar nossos hábitos alimentares, ninguém sabe. Mas pelo menos serve de refresco em tempo de guerra eleitoral.

Nenhum comentário: