25 julho 2008

UBES faz sessenta anos

. Hoje é o dia da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), fundada há sessenta anos.
. Da campanha O Petróleo é nosso, nos anos cinqüenta, às Diretas-já e o Fora Collor!, a UBES tem presença marcante na luta da juventude e do povo brasileiro.
. Em artigo no portal Vermelho, Thiago Mayworm, diretor de Políticas Institucionais da entidade, afirma que a UBES luta hoje por uma escola que, além de valorizar a cultura e a história afro-brasileira, ensine sociologia e filosofia; que garanta materiais didáticos aos estudantes, bibliotecas, laboratórios de ciências e de informática com acesso à banda larga; que seja um espaço onde a comunidade escolar (funcionários, estudantes, pais e professores) tenha o direito de eleger seu diretor e participar da gestão através dos conselhos escolares, dos grêmios estudantis e demais instrumentos de participação.
. Defende ainda uma escola que valorize o profissional de educação com salários dignos e boas condições de trabalho e que sirva ao desenvolvimento nacional e à soberania do Brasil; que esteja aberta a toda a comunidade por período integral, com atividades extracurriculares ligadas à ciência, ao lazer, ao esporte, à educação, à cultura e ao incentivo da profissionalização.

Nenhum comentário: