01 julho 2008

Mídia: concentração de poder

No Blog Acerto de Contas, por Marcos Bahé:
Globo estaria comprando Estadão. E agora?
. E corre o boato no mercado jornalístico de que as Organizações Globo estão comprando o jornal O Estado de S.Paulo. Se tiver fundamento, será a maior aquisição de um meio de comunicação por outro nas últimas décadas. E também mais um grande passo para aumentar ainda mais a concentração da mídia no país.
. Conversei com uma amiga que trabalha no Estadão há vários anos. Ela me contou que a redação está atordoada com o boato e com acontecimentos recentes que sugerem ser tudo verdade. Dois dos manda-chuvas da redação foram demitidos. A sucursal do Rio também recebeu um novo chefe ligado à empresa do plim-plim, contou-me ela.
. Lembro que a Globo já é dona da revista Época, do jornal O Globo e (em sociedade com a Folha de S.Paulo) do Valor Econômico. Isto sem falar dos diversos outros títulos da Editora Globo.
O estudo “Donos da Mídia”, de autoria do Fórum Nacional pela Democratização dos Meios de Comunicação, expõe a concentração desse setor no país. Segundo o fórum, “seis famílias controlam as redes privadas nacionais de TV aberta e seus 138 grupos regionais afiliados, que são os principais grupos de mídia nacionais”.
. Destaque também para a Editora Abril, “que domina 69,3% do mercado de revistas e 14% do mercado de TV por assinatura”. Só o Estadão e a Folha representam, juntos, cerca de 10% da tiragem de todos os jornais diários existentes no país.
. Esse avanço da Globo sobre o Estadão, se confirmado, só pode ser lido como uma reação à aliança entre o Governo Lula e a Rede Record, de propriedade do bispo Edir Macedo, aquele mesmo da Igreja Universal.
. Dizem que o Governo Lula vem tentando várias estratégias de esvaziar o poder da Globo. Uma é apoiar a Record. Outra foi o lançamento da TV Brasil, uma rede nacional de TVs públicas. Pode ser coincidência, mas o fato é que a Globo já perdeu 20% de sua audiência total desde que Lula tomou posse.
. E a Globo nunca teve um jornal impresso de forte presença em São Paulo, principal centro econômico do país. A suposta aquisição do Estadão seria entrar nesse mercado já como gente grande. Em ano eleitoral, é uma ameaça e tanto.
. Esse um filme de enredo complicado. Podem ter certeza. O projeto de poder do PT não se viabiliza com a mídia hostil que existe hoje. E os donos da mídia de hoje não estão nem afim que essa festa acabe.
. Sei não. Mas minha impressão é que, de uma forma ou de outra, no final desse filme morre apenas mocinha: uma tal democracia.

Nenhum comentário: