01 maio 2010

Um rio de gente, o livro


Por Affonso Romano de Sant’anna, em seu Blog:

A ideia é corajosa e dificultosa: sair em pesquisa desde as nascentes do Capiberibe na Zona Rural de Poção, onde no Sitio Lagoa do Angu estavam o seu José Genu e a dona Maria do Carmo até, 270 km mais adiante, lá na foz, no Recife, onde o seu Zomilton Tomé Porongaba usa seu barco de transporte. Repito, 270 km de estórias.

Entre um ponto e outro, dezenas de vidas à beira do mesmo rio, sendo narradas por personagens rudes, reais, nobres, sinceros. Isto, minha gente, é mais do que João Cabral redivido, isto é Guimarães Rosa "in natura".

Comecei a ler no avião, vindo do Recife para o Rio, esse livro: UM RIO DE GENTE, HISTORIAS, CAUSOS E LENDAS DO CAPIBERIBE,( Fundarpe/ PE) e não parei mais.

Estou dizendo ao Fabiano dos Santos lá do MINC para botar esse livro na mão dos "mediadores de leitura" que estão se espalhando pelo Brasil, seria um elo vital com o público alvo do programa.

Estou dizendo ao pessoal do EJA ( Educação de Jovens e Adultos) do MEC ( e havia vários deles na palestra no Recife) que pegue esse livro e republique, os leitores do EJA mediados por professores competentes farão os alunos viajarem por muitas vidas.

Que bom que Alexandre Ramos, coordenou o projeto, que Inácio França tenha feito um texto enxuto e funcional, que Tuca Siqueira tenha tirado fotos fabulosas.

Isto merecia ser convertido em DVD, em filme, sei lá, em qualquer coisa que tocasse mais gente.

2 comentários:

Unknown disse...

Querido Luciano, já está na minha relação para comprar. E que lindo saber que a Tuquinha está nesta empreitada. Trabalho com a EJA há anos e no momento, tento acabar uma tese de Dotourado com este tema. Excelente indicação. Abraços e beijinhos em Luci, Neguinha e Tuquinha e pra você também, com todo o meu carinho. Parabéns por todo o seu trabalho, sinto orgulho de ter vocês como meus amigos-irmãos.
Rejane.

Luciano Siqueira disse...

Rejane querida: o livro não está à venda. Adistribuição é gratuita. aguarde nova edição, que está prestes a sair.
Beijo,
Luciano