09 novembro 2011

Evolução dos primatas

Ciência Hoje Online:
Da solidão à sociedade
. Pesquisa sugere nova versão para evolução social dos primatas, segundo a qual nossos ancestrais teriam deixado a vida solitária para viver em grupos como forma de adaptação à mudança de seus hábitos noturnos para diurnos.
. O homem é um animal social, mas não foi sempre assim com seus ancestrais. Muitas teorias tentam explicar o motivo pelo qual os primatas deixaram a vida solitária para formarem grupos. Agora, uma pesquisa das universidades de Oxford, na Inglaterra, e Auckland, na Nova Zelândia, usa métodos estatísticos para sugerir que o primeiro passo na direção das sociedades se deu quando os grandes primatas (Hominidae) mudaram seus hábitos noturnos para diurnos, há 52 milhões de anos.
. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores se debruçaram sobre as árvores genealógicas de 217 espécies de primatas. Por meio de um método de análise estatística e com base nos dados já conhecidos sobre o comportamento de uma parte dessas espécies, eles geraram modelos para determinar quais cenários eram mais prováveis.
. As lacunas deixadas pelas espécies cujo modo de vida é ainda desconhecido foram preenchidas com diferentes possibilidades – como vida solitária, em grupo de machos e fêmeas, em casal e em harém.
. O modelo de evolução social que se mostrou mais plausível indicou que os primatas fizeram a transição da vida solitária diretamente para os grandes grupos e, depois, há cerca de 16 milhões de anos, para modelos mais complexos como a vida em casal ou em harém.

Nenhum comentário: