17 março 2012

A política não caminha em linha reta

Quem sabe o que quer caminha por onde pode
Luciano Siqueira

Publicado no Blog da revista Algomais

As eleições municipais se avizinham, vivemos o momento que antecede as convenções partidárias (que acontecerão em junho) e muito se especula. Sobre tudo – principalmente sobre o que se suponha seja a melhor alternativa para esta ou aquela cidade.

Em geral, aos que não vivem o cotidiano das relações interpartidárias nem estão familiarizados com os escaninhos da política, parece não haver distância entre o desejo e a possibilidade de realiza-lo.

Mas a realidade é bem outra. Na luta política nada se dá em linha reta e nem sempre as coisas ficam claras para todos os atores envolvidos, assim como o meio de campo frequentemente se embaralha em razão de interesses conflitantes (legítimos). Faz-se o que possível, não necessariamente o desejável.

Numa situação emblemática de defasagem entre o desejável o que se mostrou possível, uma amiga me endereçou comentário em que citava, com propriedade, frase célebre de Martin Luther King: “Talvez não tenhamos conseguido fazer o melhor, mas lutamos para que o melhor fosse feito. Não somos o que deveríamos ser, mas somos o que iremos ser.”

E caminhamos por onde é necessário, acrescento. Convivendo com o contraditório, tal como ensina Castro Alves numa carta a Regueira Costa: “Trevas e luz. Tormentas e bonanças. Amargos e ambrosias... É assim que eu vivo... A dor e o prazer são as únicas afirmações da existência... Convenço-me então de que existo.”

Importa é ter perspectiva clara, nitidez de propósitos e compreensão exata dos obstáculos a transpor. E uma boa dose de paciência, pois quem quer construir algo importante a muitas mãos há que convencer e mobilizar vontades. Imposição pela força dificilmente leva a bons resultados.

Demais, se o que se pretende não pode ser alcançado agora, porque se mostra inviável unir consciências e vontades na mesma direção, nada impede que se faça possível no futuro.

Toda essa digressão, com a permissão dos que me leem, vem a propósito das inúmeras composições políticas que se farão até meados de maio, aqui e alhures, tendo em vista o pleito municipal. Nós do PCdoB pelejamos por coalizões comprometidas com o ideário de uma cidade mais humana e nos dispomos a percorrer os caminhos que a vida permitir, sem sectarismos nem preconceitos. Preservando, contudo, nossa visão de mundo e nossas intenções essenciais.

Nenhum comentário: