22 dezembro 2012

Economia e eficiência

Foto: Andrea Rego Barros
Diário de Pernambuco:
Cortes vão gerar uma economia milionária
Geraldo Julio vai reduzir o quadro de cargos comissionados da Prefeitura do Recife em 23%
. O primeiro passo para o enxugamento dos quadros da Prefeitura do Recife foi dado. O prefeito eleito Geraldo Julio (PSB) enviou ontem à Câmara dos Vereadores um projeto que prevê a redução de secretarias e de cargos comissionados. Somente com este último item haverá uma economia anual de R$ 1 milhão aos cofres públicos. Também foram encaminhadas aos vereadores outras duas propostas que pedem a criação da carreira de analista de gestão e de parcerias público-privada (PPP).
. Conforme prometeu na campanha, Geraldo Julio quer reduzir em 23% o número de comissionados. “Hoje a prefeitura tem 2.791 comissionados, e vamos diminuir para 2.159. Também reorganizamos as secretarias, criando as de Segurança Urbana, Mobilidade Urbana e Qualificação Profissional e fundindo outras pastas. Com isso, reduzimos de 24 para 22 o número de secretarias”, afirmou o socialista. Para se chegar neste formato, segundo ele, foi necessário analisar a estrutura da prefeitura e checar se havia condições de executar as ações do programa de governo. Ele se disse ainda satisfeito por ter terminado as discussões de estruturação administrativa antes da posse, quando normalmente é feito no primeiro ano de mandato.
. Apesar do corte nos cargos de confiança, o prefeito eleito pede autorização para a criação de 300 cargos permanentes de analista de gestão na prefeitura. Os servidores ficarão responsáveis pela gestão nas pastas onde houve deficiências de administração. A remuneração dos profissionais está estimada em R$ 2.800,00, com possibilidade de pagamento de gratificações (10% do piso). A seleção, com prazo máximo de realização de três anos, será feita através de concurso, mas até este processo, 195 funcionários serão contratados provisoriamente. De acordo com o coordenador da equipe de transição de Geraldo Julio, Antônio Alexandre, a nova função vai contribuir para a melhoria do serviço público. “A gestão pública não é questão de governo, mas de estado. O cargo tem que ser permanente porque senão voltamos à estaca zero quando um prefeito sai. Esse projeto não vai permitir a descontinuidade dos serviços públicos ou a queda da qualidade”, afirmou Antônio Alexandre, que será o secretário de Desenvolvimento e Planejamento Urbano no governo Geraldo.
. O outro projeto encaminhado aos vereadores se trata da criação de parcerias público-privada. Citando a obra da Arena Pernambuco e da Ponte do Paiva como exemplos definido por ele como bem-sucedido, Geraldo anunciou que as áreas que podem ser objeto de convênio com o setor privado são transporte público, urbanização de áreas e prédios públicos. (Rebeca Silva)

Nenhum comentário: