25 novembro 2014

Proteção do trabalho

No Vermelho www.vermelho.org.br
Sindicalistas e governo discutem emprego em tempo de crise
Representantes das centrais sindicais estiveram, nesta terça-feira (25), no Ministério da Fazenda, para apresentar uma alternativa que garanta a proteção ao emprego em tempos de crise e evite, por exemplo, o layoff que, na prática, suspende o contrato de trabalho sem demissão.

A alternativa apresentada pelas centrais sindicais é de que a medida seja adotada a partir de um acordo entre os trabalhadores e os patrões. De acordo com Vagner Freitas, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), a proposta é baseada em práticas adotadas na Europa e não significa a alteração na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

“Não modifica nenhuma das leis existentes. Se for implementado, é mais (um) instrumento com as seguintes características: tem que ser opcional em concordância entre trabalhador e empregado, tem que ter um atestado de crise por parte do governo e ser aprovado em assembleia de trabalhadores”, explicou.

Outra preocupação das centrais sindicais é que durante o regime do layoff, como o contrato é suspenso temporariamente, o empregado perde no futuro por deixar de contribuir, principalmente, com a Previdência Social. Isso acarreta em consequências ao cálculo do tempo de serviço e da aposentadoria. “Não queremos reinventar a roda. Queremos aperfeiçoar de modo que os trabalhadores sejam menos prejudicados”, destacou Freitas.

Os sindicalistas, que estiveram com o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, criticaram as desonerações implementadas pelo governo para que as empresas enfrentassem a crise, iniciada em 2008.

Para eles, as medidas não trouxeram ganhos para o país e para os empregados. “Inclusive, setores que tiveram acesso as desonerações demitiram mão de obra. Quando se fala em desoneração temos que ter cuidado com relação a isso”, frisou Freitas.

Participaram do encontro, além da CUT, a União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) , a Nova Central e a Força Sindical. Uma nova reunião deverá acontecer em Brasília, na próxima semana, para discutir o assunto.

Da Redação em Brasília
Com Agência Brasil

Nenhum comentário: