27 janeiro 2016

Forma e conteúdo

Nuances da arte e da política

Luciano Siqueira, no Blog de Jamildo/portal ne10


Quando preso político, em Itamaracá, em meados dos anos 70, eu arriscava o diálogo constante com companheiros poetas e contistas a partir da leitura dos seus originais. E se seguiam intermináveis diálogos sobre conteúdo e forma e possíveis abordagens de um mesmo tema – embora estivesse, como ainda estou, despido de qualquer conhecimento da teoria literária.
Nossos companheiros autores se alimentavam – diziam – dos comentários de alguém que lhes transmitia uma percepção meramente intuitiva, despida de filigranas próprias dos críticos profissionais.
Os anos passaram e continuo leitor, ouvinte e observador posto na condição de cidadão comum, cultivando um prazer quase simplista, em matéria de arte.
Vejo um filme, por exemplo, atento ao enquadramento da cena, a uso da luz e coisas assim. Movido pelo meus próprios critérios – ou, melhor dizendo, pela minha simples e talvez rasteira percepção.
Imaginem nesses tempos em que a telemática chegou às artes, incorporando formas e técnicas nunca dantes experimentadas!
Como a nanoarte, que manipula elementos em escala atômica, explorando ondas provocadas pelo som da voz, espécie de coreografia molecular.
Ou a bioarte e a arte transgênica, que propõem experiências incríveis, como modificar geneticamente um coelho para que, dependendo do nível de exposição à luz, torne-se fluorescente.
E a arte da política? Essa, ao contrário, exige muito mais do que a intuição. Sempre e em qualquer circunstância, exige uma boa formação cultural e teórica, além da intuição e da sensibilidade que se adquire com a vivência.
Com o anotei de outra feita, aqui a coreografia é a das vaidades; e mais do que das vaidades, dos interesses de classe, velados ou explícitos.
Nada ocorre por mero acaso. A política é a face institucional da vida como ela é – e a vida, numa sociedade como a brasileira, é movida pelos conflitos de classes, por mais camuflados que estes se apresentem.
Por isso, é preciso ir além das aparências; perscrutar as verdadeiras intenções de cada um dos atores e grupos envolvidos numa batalha política – como o pleito de outubro vindouro.
Serão eleições municipais, fenômeno político essencialmente local, mas com irrecusável repercussão sobre as eleições gerais de 2018. Resultados de agora pesarão na correlação de forças futura.
Daí a necessidade de se distinguir o joio e o trigo, tendo como crivo propostas programáticas para a cidade.
Em tempo de desgaste – muito além do merecido, diga-se – dos políticos e dos partidos, impõe-se a qualificação do debate de ideias, a partir mesmo das tratativas das alianças, que tomarão corpo logo após o carnaval.
Tomara. Para a melhoria do processo democrático no País.
Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD

Nenhum comentário: