08 janeiro 2016

PCdoB no pleito de outubro

Quem é coxo também parte cedo

Luciano Siqueira, no Vermelho http://migre.me/sCnzA
O ano eleitoral prenuncia uma campanha assinalada por novas variáveis que poderão influenciar o seu curso.
O financiamento empresarial privado está proibido. Prazos de filiação e para a realização das convenções partidárias estendidos. E a duração da campanha propriamente dita encurtada a quarenta e cinco dias.
O ambiente do pleito ainda está por se revelar e terá desenho mais nítido com o desdobramento da crise econômica e do impasse político.
Há evidente desgaste da política, dos partidos e dos políticos, na esteira dos rumorosos casos de corrupção e sob o fogo cruzado da mídia hegemônica, que contribui fortemente para isso.
É provável também que o eleitorado seja tocado pelo desejo de renovação – o que pode atropelar muitos prefeitos que buscam a reeleição, salvo os que ostentem largo rol de realizações e tenham valorizado o contato direto com a população.
A disputa de cadeiras nas Câmaras de Vereadores talvez revele índice de renovação mais acentuado do que o de costume.
E há uma variável, no espectro partidário, que deve ser reconhecida e valorizada em todos os seus aspectos: o fortalecimento do PCdoB, em decorrência do papel destacado dos comunistas na luta pela democracia, rechaçando o golpe via impeachment da presidenta Dilma.
São dois elementos contraditórios e distintos: o desgaste da imagem do governo e da presidenta e o prestígio do PCdoB.
Em tempo de incertezas e desconfianças, a firmeza de princípios, a clareza de propósitos e a coerência política impressionam positivamente parcelas expressivas da população.
Pois bem, nosso povo costuma dizer que "quem é coxo parte cedo", recomendando aos mais fracos se prepararem para o embate com antecedência.
O PCdoB não é fraco, vive uma fase de ascensão, ainda que necessite crescer muito para alcançar a dimensão que lhe cabe na cena política nacional. Mas deve partir cedo, sim.
Ou seja: além de avançar rápido na construção das chapas próprias à Câmara Municipal, é preciso deflagrar imediatamente, através da Fundação Mauricio Grabois, o debate sobre os desafios atuais da cidade.
Assim, alianças e candidaturas promovidas pelos comunistas estarão lastreadas em plataformas claras, precisas e capazes de sensibilizar forças políticas e segmentos mais ativos da população.Parte superior do formulário
Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD

Nenhum comentário: