25 outubro 2017

Cinema

Amores de Chumbo estreia na Mostra de São Paulo nesta quarta-feira
Portal Vermelho
Ao passar os olhos pela programação da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo parece impossível selecionar 2, 3 filmes para assistir num dia. Mas algumas obras se destacam nestes mais de 370 títulos disponíveis este ano, uma delas é o longa de Tuca Siqueira, Amores de Chumbo, que estreia nesta quarta-feira (25). 
O filme cujo pano de fundo é a ditadura militar do Brasil questiona os limites de cada um numa trama de conflitos que se desenrola à medida que segredos guardados há mais de 40 anos aparecem. Um triângulo amoroso misterioso é o ponto central da trama. Muitos sentimentos confluem na história, baseada nas virtudes e fragilidades dos personagens. A obra trata da capacidade do ser humano em cometer erros e do quanto um determinado contexto social e político pode interferir na vida das pessoas, numa perspectiva que é ao mesmo tempo individual e coletiva.

Quarenta anos separam Maria Eugênia (70), ou Maê (Juliana Carneiro da Cunha), escritora pernambucana radicada na França, do casal Miguel (70) (Aderbal Freire Filho) e Lúcia (65) (Augusta Ferraz), que acaba de comemorar união matrimonial de quatro décadas. O retorno de Maê suscita dúvidas e desconfianças há muito tempo guardadas. Miguel, professor de Sociologia e ex-preso político, deseja encarar a verdade, e Lúcia, parceira de vida que se dedicou a tirá-lo da prisão, quer fugir dela. É pelo ponto de vista desses três personagens centrais que conhecemos acontecimentos políticos e sociais dos anos de chumbo no Brasil; uma história que mudou o rumo de muitas vidas.
Este é o primeiro filme dirigido por Tuca, que é cineasta, roteirista, jornalista e fotógrafa. Apesar disso, ela ousou na escolha de seus atores, todos com larga experiência teatral. Miguel é interpretado pelo ator e diretor de teatro cearense Aderbal Freire-Filho, uma indicação da corroteirista Renata Mizhari. 

Para escolher as atrizes, Tuca também conversou com muitos colaboradores até chegar nos dois nomes. Maê é interpretada por Juliana Carneiro da Cunha (de Lavoura Arcaica). Quem dá vida à Lúcia é a atriz conceituada no teatro, Augusta Ferraz. 

Tuca Siqueira é diretora pernambucana com diversos prêmios e incursões em curadorias, júri de festivais, oficinas e workshops. Já ministrou aulas em diferentes áreas do audiovisual, tais como roteiro, videoarte, realização e montagem. Formada em Comunicação (UFPE), com especialização em Estudos Cinematográficos (UNICAP-PE), produziu o primeiro filme na conclusão do curso, em 2003, ao realizar o premiado curta-documentário “Homine: costurando identidades urbanas circulou”, que circulou por vários festivais.

Em 2008, com o curta “O Caso da Menina”, ganhou na categoria de melhor vídeo do Festival Pernambucano de Vídeo. Em 2011, assinou a curadoria, junto à cineasta Alice Gouveia, do projeto “Olhares sobre Lilith”, filmografia do livro “As filhas de Lilith”, de Cida Pedrosa, composto por 26 curtas e com a participação de 22 diretoras convidadas. Entre 2012 e 2014, lançou o curta-metragem documental “Garotas da Moda” (vencedor do Prêmio Lucas Marcier no Festival Visões Periféricas-RJ e eleito melhor filme no Festival de Vídeo de Teresina, em 2012), o longa-metragem “A Mesa Vermelha”, além das séries documentais televisivas “A Torre e o dirigível dos Sonhos” e “O Vento que me Visitou”, todos sob seu roteiro e direção. No fotojornalismo, publicou dois livros e participou de exposições individuais e coletivas.

“Amores de Chumbo”, seu primeiro longa-metragem de ficção, participou de editais de desenvolvimento, entre eles o Funcultura/Governo de Pernambuco e o Fundo Setorial do Audiovisual- FSA/PRODAV 5. O filme também foi selecionado para o BRLab - Laboratório de desenvolvimento de projetos da América Latina, realizado em São Paulo, em 2014, e o Cinéma en Développement do Festival Cinélatino, em Toulouse, na França, em 2015. Tuca Siqueira está, ainda, em desenvolvimento do roteiro do seu próximo longa “Coração de Lona”, com recursos do FSA voltados à estruturação de núcleos criativos de desenvolvimento de projetos audiovisuais em todo o país por meio da Agência Nacional de Cinema (Ancine). 

Amores de Chumbo será exibido em três sessões na Mostra de SP:
Quarta-feira (25), às 21h15 no Espaço Itaú de Cinema- Frei Caneca 2
Sábado (28), às 14 horas no Instituto Moreira Salles
Segunda-feira (30), às 18h10 no Cine Caixa Belas Artes – sala 3 

Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD

Nenhum comentário: