27 outubro 2017

Paulinho Fonteles, presente!

Uma dor que sufoca, uma vida que inspira
Jorge Panzera*

Hoje o dia amanheceu com uma notícia que gerou em todos nós uma dor que sufoca. O desaparecimento físico do camarada, irmão, amigo Paulo Fonteles Filho. Não há palavras para definir essa dor e essa perda.

Há muito o que dizer sobre a vida intensa e imensa que viveu Paulinho Fonteles. Paulo é verdadeiramente um filho da luta do povo brasileiro, desde a sua geração, passando por seu nascimento e toda a sua vida.

Nessa hora de profunda dor prefiro falar da vida que inspirou e inspira a nossa luta. Paulinho decidiu entrar no PCdoB no dia 11 de junho de 1987, quando do assassinato de seu pai Paulo Fonteles. Desse dia até hoje dedicou a vida à luta do povo: liderança do movimento estudantil na luta em defesa da educação e nas jornadas pela meia passagem em Belém, presidente estadual da UJS no Pará, vereador de Belém por dois mandatos - ocupando na Câmara a liderança do governo e a presidência da Comissão de Direitos Humanos, lutador incansável em defesa do povo, da memória de suas lutas e dos Direitos Humanos. Ultimamente comandava o Instituto Paulo Fonteles de Direitos Humanos.

Em todas essas trincheiras lutou com intensa dedicação e sempre com poesia, um intelectual e poeta da luta. Companheiro leal, pai amoroso, avô curuja. Essencialmente uma vida que inspira! Nestes tempos de horror que vivemos, o exemplo de Paulinho Fonteles fica na memória afetiva da luta e do povo. Saberemos suportar essa dor, assim como superaremos esses tempos tenebrosos, nessa luta a vida de Paulinho será inspiração para a atual geração e para as futuras. E é esta vida que ficará profundamente marcada em nossos corações.

Vá em paz Paulinho, leva seu corpo para o descanso, sua vida ficará sempre presente em todas as lutas de nosso povo até a libertação total dos trabalhadores do mundo. Aos familiares e amigos fica nosso caloroso abraço e o esforço que nós do PCdoB faremos para honrar essa intensa e imensa vida do Paulinho.

Paulinho Fonteles presente! Hoje e sempre até a Vitória!

*Presidente do PCdoB no Pará

Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD

Nenhum comentário: