04 dezembro 2018

Postura inconsequente


Gol contra em jogo difícil
Luciano Siqueira

Em que circunstância vale a pena alimentar briga entre amigos? Nenhuma, pois leva a nada. Ou, pior, conduz a decidias permanentes e incontornáveis.

Na luta política essa assertiva é mais do que evidente. Assim mesmo, sempre há os que optam pela irracionalidade, superpondo suas próprias ideias e intenções ao interesse comum.

Tão grave e danoso que faz parte da tática política, como um dos seus pressupostos, sobretudo numa correlação de forças adversa, explorar contradições e desavenças no campo adversário.

No Brasil de agora, prestes a se iniciar um governo mesclado de primarismo obscurantista e imprevisibilidade, mas com marca autoritária explícita, não há desserviço maior às forças políticas e segmentos sociais que resistem em defesa da democracia do que semear a discórdia e o conflito intestino.

Na prática, enfraquece o lado de cá e escancara frestas por onde o adversário pode avançar. Ou, no mínimo, realizar seus propósitos danosos sem a oposição devida.

O fenômeno — exagero na abordagem das diferenças, transformando-as em divisões quase incontornáveis — acontece em plano nacional e local, invariavelmente fruto de uma visão tacanha, reducionista e infantil da luta política.

Nem a experiência recente do pleito presidencial, em que uma almejada frente ampla democrática foi inviabilizada por aspirações hegemonistas, serve de lição.

Raciona-se que, apesar das consequências de políticas elitistas sobre as condições reais de vida do povo, cabe disputar terreno entre aliados, a qualquer custo, mesmo enfraquecendo a luta comum contra essas políticas.

É o chamado gol contra por desatino e leviandade.

Assim, parte da resistência passa necessariamente pelo combate a posturas inconsequentes, que demandam enfrentamento no terreno das ideias, travando-se a boa polêmica com respeito às diferenças e em busca de consenso possíveis.

Mais: reproduzir e ampliar experiências concretas de união de forças no âmbito da chamada "grande política" e no micro universo de cada localidade.

Acesse o canal ‘Luciano Siqueira opina’, no YouTube https://bit.ly/2DNB0Zb
Leia mais sobre temas da atualidade: https://bit.ly/2Jl5xwF

Nenhum comentário: