17 outubro 2024

Minha opinião

Personalidade intacta
Luciano Siqueira 

Li agora, de relance, que o olfato pode revelar parte da personalidade de cada um de nós.

Mais não li. Não me interessei. 

Suponho que seja algo relacionado à propaganda de perfumes. Ou de alimentos temperados? 

Depois, no curto espaço de tempo debaixo do chuveiro, me veio à mente essa afirmativa e me dei conta de que algum quinhão da minha própria personalidade pode ter se esvaído com a covid. 

Contra três vezes a virose, sem maiores consequências por estar antecipadamente vacinado. Mas desde a primeira vez o meu olfato não é o mesmo. 

Não uso perfumes. Nunca usei. Mas sinto falta do prazer de sentir o cheiro de uma boa dobradinha ou de um prato recheado de frutos do mar. 

À mesa, recorro à memória para acrescentar ao prazer da degustação o característico odor do que estou ingerindo.

Suco de frutas, então, é uma frustração: sempre saboreei me deliciando com o odor característico do maracujá, da acerola, do caju, da pitanga...

O fato é que pós-covid moléculas odoríferas já não assimiladas pelos receptores do meu epitélio olfativo e a informação não chega ao cérebro.

Entretanto, até onde percebo, minha personalidade parece intacta.

Que assim seja.

Leia sobre o mar que nos ameaça https://lucianosiqueira.blogspot.com/2024/06/minha-opiniaoo-mar-que-nos-ameaca.html 

Nenhum comentário: