14 janeiro 2025

Minha opinião

Quem não quer dormir em paz? 
Luciano Siqueira 

Sono tranquilo está entre os desejos primários de todos nós. Dormir mal significa amanhecer sem disposição e frequentemente de mau humor. 

Um problema universal, tanto que mundo afora cientistas de diversas estirpes e diferentes graus de credibilidade têm se delicado, há décadas, a encontrar meios adequados de nos garantir “o sono dos deuses”.

Daí as múltiplas recomendações sobre o café, o álcool, a exposição à tela de TV ou ao smartphone e tantas outras. 

Agora, pesquisadores da Universidade de Hong Kong dizem ter encontrado uma nova técnica destinada a eliminar as memórias ruins que envolve a reativação de lembranças positivas durante o sono. 

Se o amigo Epaminondas estivesse aqui, neste instante, sapecaria ironicamente: — Durma com um barulho desses! 

Tudo indica, entretanto que é coisa séria. Segundo transcreve o jornal O Globo, escreveram os tais cientistas: "De modo geral nossas descobertas podem oferecer novas percepções relevantes para o tratamento da lembrança patológica ou relacionada à traumas... Nosso estudo convida pesquisas futuras a aproveitar o potencial das técnicas de adição de memória baseada no sono para gerenciar memórias aversivas e promoveu o bem-estar psicológico."

Todos nós, dizem os mesmos cientistas, somos capazes de reativar memórias naturalmente durante o sono. A novidade é que isso pode ser manipulado através de uma ferramenta chamada de Reativação da Memória Direcionada.

Cá com meus precários botões, sinceramente, não gosto da ideia. Afinal, em nosso cotidiano já somos submetidos a toda sorte de manipulação algorítmica porque acessamos a internet e bem que prefiro manter minhas lembranças eventualmente desagradáveis, entre um ronco e outro. do que me sentir dependente de alguma geringonça tecnológica que administre meus sentimentos e minhas emoções. Mesmo enquanto durmo.

Prefiro seguir como sou, alternando as diversas sensações que aprendi durante a vida e enfrentando, aqui e acolá, inquietações que porventura perturbem meu sono.

Afinal, tem dado muito certo adormecer ouvindo música clássica. A genialidade de Beethoven, Mozart Villa-Lobos e tantos outros me protege e me tranquiliza durante a madrugada.

instagram.com/lucianosiqueira65
Leia: "Helicóptero visto da minha janela" https://lucianosiqueira.blogspot.com/2025/01/minha-opiniao_12.html 

Nenhum comentário: