A construção coletiva das idéias é uma das mais fascinantes experiências humanas. Pressupõe um diálogo sincero, permanente, em cima dos fatos. Neste espaço, diariamente, compartilhamos com você nossa compreensão sobre as coisas da luta e da vida. Participe. Opine. [Artigos assinados expressam a opinião dos seus autores].
25 junho 2006
Para descontrair: uísque cheira a breu?
Vivendo e aprendendo. Ou descobrindo que a gente sabe muito pouco. Durante o jogo Inglaterra e Equador, que vemos pela TV, Luci chama a atenção para o odor do uísque: “Parece breu”. E pergunta: “Para que serve breu?”. O jeito é recorrer ao dicionário. No Houaiss a gente fica sabendo que breu é um “sólido escuro, inflamável, obtido a partir de secreções resinosas de várias plantas, especialmente de coníferas (Pinus palustris etc.), ou da destilação do alcatrão”. E que é usado em adesivos, vernizes, isolantes, revestimentos etc., e igualmente em plásticos e na fabricação de papel. Também é “betume artificial composto de sebo, pez, resina e outros ingredientes, usado pelos calafates para dar acabamento e cobrir as costuras do tabuado do navio”. Bom, o resto você sabe: o termo também significa escuridão.
Você concorda que uísque tem cheiro de breu?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Prezado,
o "breu" também serve para se colocar nas mãos para melhor aderir a barra e fazer-se as flexões verticais que tanto sopesam os militares (Teste Físico-Militar - TFM).
Estou passando para congratulá-lo por este instrumento de comunicação que são das idéias mais avançadas, as progressivas que vos escreve.
Abraço caloroso.
Postar um comentário