26 novembro 2007

Enfrentando o déficit habitacional

Da Agência Brasil:
Falta de moradia não será resolvida somente com casas populares, avalia fórum
. Para diminuir o déficit habitacional no país, estimado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 7,9 milhões de moradias, medidas como a construção de conjuntos residenciais populares e o financiamento público de obras são insuficientes, avalia o Fórum Nacional de Reforma Urbana (FNRU).
. A instituição, que representa associações de classes e organizações não-governamentais relacionadas ao desenvolvimento de centros urbanos, participa da 3º Conferência Nacional das Cidades e defende políticas mais elaboradas para ampliar a oferta imobiliária. O encontro começou hoje (26) em Brasília.
. "O número do déficit habitacional no Brasil é imenso e tende a crescer nas cidades grandes e médias. Entendemos que o problema não será resolvido somente com construção de casas. Urbanizar e regularizar as áreas já ocupadas é essencial. A gente nunca vai conseguir fazer tudo novo”, disse Evaniza Rodrigues, representante do FNRU.
. O modelo de expansão das áreas periféricas, onde costumam ser instaladas as casas populares, é o maior alvo das críticas do fórum. Evaniza Rodrigues alega que nessas áreas são necessários grandes investimentos em construções de escolas, postos de saúde e implementação de saneamento básico. Como alternativa para minimizar a falta de residências, ela sugere a ocupação de áreas ociosas em locais onde existam condições adequadas.

Nenhum comentário: