21 novembro 2007

O almoço de hoje e o debate sobre o Recife

No Jornal do Commercio
Siqueira prevê “campanha de nível”
O vice-prefeito do Recife e pré-candidato à sucessão municipal, Luciano Siqueira (PCdoB), descartou, ontem, qualquer conotação eleitoral no almoço que o Caxangá Ágape promove hoje, no restaurante Boi Preto, em sua homenagem. Em entrevista à Rádio JC/CBN, contudo, o comunista reconheceu que o ato, em meio às discussões sobre 2008, provoca especulações, principalmente porque o prefeito João Paulo(PT) será responsável por fazer a saudação no evento. Cada vez mais convicto de que deve manter sua postulação, Siqueira defendeu que a antecipação dos debates sobre a eleição tem um lado positivo: levou os partidos a “discutirem propostas para o Recife, o que pode resultar em um debate de idéias elevado” na campanha.

De acordo com ele, de olho na sucessão municipal, as siglas já começaram a se movimentar, realizando debates e seminários sobre temas estratégicos para a cidade. Como exemplo de legendas preocupadas em se subsidiar “programaticamente” para a disputa, ele citou o DEM, o PMN e o PPS, além do próprio PCdoB, que amanhã promove uma palestra sobre a “Agenda da Indústria para a Região Metropolitana”. O evento será às 9h, no auditório do Anexo II da Assembléia Legislativa.

Luciano Siqueira garantiu que, no almoço de hoje, discursará por apenas 5 minutos, sem mencionar sua pré-candidatura. “Não quero constranger ninguém, porque também estarão presentes pessoas ligadas à oposição”, disse. Mas admitiu: “Já tem gente especulando se o prefeito vai me dar apoio ou fazer um apelo para que eu saia da disputa. Mas não tem nada disso. Ele vai expressar nossa amizade”, antecipou.

O comunista, no entanto, parece disposto a levar adiante sua postulação. Questionado se poderia voltar atrás por alguma razão, respondeu: “Estou tão convencido da necessidade de mais de uma candidatura do nosso lado, que não pensei em que circunstância deveria retirar meu nome”. E negou qualquer insatisfação do prefeito com sua pretensão. Disse que, em recente conversa, João Paulo teria considerado boa a sua movimentação.

Apesar de evitar se envolver com as disputas internas do PT, Siqueira avaliou que se as convenções dos partidos fossem hoje, o candidato do PT seria o secretário João da Costa.

O vice-prefeito analisou ainda que o governador Eduardo Campos (PSB) não deverá se pronunciar até o início do ano que vem sobre a disputa. Mas que ele estará engajado em eleger o novo prefeito, já que o Recife é estratégico para as forças que sustentam o governo estadual.

Um comentário:

Anônimo disse...

SEGUNDO O PROPRIO JOÃO PAULO JA ADMITIU QUE SE O PT NÃO APOISSE O SEU FAVORITO..APOIARIA LUCIANO SIQUEIRA A PREFEITO, E ACREDITO QUE SE FORMOS E QUISERMOS QUE ESTA ADM CONTINUE E ATÉ COM MAIS FORÇA
TRABALHAREMOS PRA QUE LUCIANO SIQUEIRA SE COLOQUE EM UMA POSIÇÃO DE DESTAQUE DENTRO DA ADM MUNICIPAL. NÓS SIMPATIZANTES DO PT JA NÃO TOLERAMOS MAIS ESTA BRIGA DE GATOS E RATOS DENTRO DO PARTIDO.,PARABENS LUCIANO PELO SEU DESEMPENHO E ESPERO QUE ESTEJAS E CONTINUE SÓLIDO NA BUSCA PELO SEU LUGAR DE LIDER..