18 fevereiro 2008

“Diga ao povo que sou candidato”

Por e-mail, Luiz Figueiredo pergunta: “Existe mesmo a possibilidade de você retirar a sua candidatura a prefeito do Recife, conforme alguns dizem, para atender a um apelo do prefeito João Paulo? E se não retirar, como fica o ótimo entendimento do prefeito e do vice-prefeito?”
*
Meu caro Luiz:

Primeiro, faço questão de sublinhar o caráter partidário e amplo de minha candidatura. Não se trata de postulação pessoal. Por isso, não me caberia retirar a candidatura, essa teria que ser uma decisão partidária. Que o PCdoB não adotaria à revelia de outros partidos que têm revelado o desejo de marchar conosco, nem também de segmentos expressivos da sociedade comprometidos com o nosso projeto.

O PCdoB, através de seus fóruns internos – a exemplo do pleno do Comitê Estadual, reunido no último sábado -, a cada dia consolida a convicção de que a minha candidatura é necessária ao conjunto das forças do atual campo governista no Recife. Não há qualquer intenção, a mínima que seja, de retirá-la. Posso até dizer que, nesse sentido, a minha candidatura tornou-se irreversível.

Demais, o prefeito João Paulo guarda com o PCdoB uma relação de confiança mútua, pautada em compromissos comuns de natureza estratégica e numa prática cotidiana de muito respeito e lealdade. Ele sabe que não se trata de fazer apelos, mas de contraditar argumentos – e que os argumentos do PCdoB e aliados, em favor da minha candidatura, além de sólidos, têm respaldo na realidade, a julgar pela evolução do quadro sucessório (que acredito você, Luiz, esteja acompanhando pela imprensa).

Quanto ao relacionamento entre prefeito e vice-prefeito, em razão das duas candidaturas – a minha e a do secretário João da Costa -, em nada se alterará. Daremos um banho de espírito democrático, uma demonstração pública de como se faz política em termos elevados. Você verá.

Então, meu caro Luiz, já contando com a sua ajuda, solicito que esclareça aos amigos que porventura tenham dúvidas: “Diga ao povo que fico, ou seja, que sou candidato”...

5 comentários:

Anônimo disse...

Politicamente, hoje, é o que mais desejo. Ver o nome de Luciano Siqueira como prefeito da minha amada cidade: o Recife.

Tenho certeza que isto vai se confirmar nas urnas. Recife estará no caminho certo!

Abraços fortes,
Daniel Vilarouca.

Roberta disse...

Fiquei encantada com o comentário: "Daremos um banho de espírito democrático, uma demonstração pública de como se faz política em termos elevados." É disso que estamos precisando!!Políticos Humanos!!!

Gilberto Sobral disse...

Em política existem cenários e cenários.
Enquanto em algumas cidades o cenário mas apropriado é o da unidade desde o primeiro turno, no Recife o que melhor se apresenta para as forças progressivas é o do bom relacionamento no primeiro turno e o da unidade no segundo.
A candidatura do PCdoB tende a ser encarada pela população como a mais viável. Apresentamos conteúdo programático, coerência de idéias e um candidato com consistência política, história e experiência para assumir a condução do nosso Recife no cuidado com as pessoas e ao mesmo tempo, imprimir um novo rítmo no desenvolvimento da cidade.
Fico muito feliz com a determinação do Partido. E, mesmo me dedicando integralemente ao projeto de reeleição do nosso camarada João Lemos em Camaragibe, acompanharei de perto o processo no Recife e estarei pronto me juntar à militância no 2º turno.

Simonne disse...

Amigo Luciano,

Apesar de ser petista,acho salutar que a esquerda marche com mais de uma candidatura nas eleições municipais do Recife. Por isso, vejo como válida e importante sua candidatura, pelo homem público e ser humano que você é. Que este novo desafio lhe sirva como um indutor na conquista de novos projetos. Um forte abraço!

Anônimo disse...

Acredito verdadeiramente no sucesso da sua candidatura, sou professora e acompanho seu blog pois acredito nas suas ideologias,estou muito feliz por tê-lo como candidato a nossa prefeitura. quanto a sua relação com nosso querido prefeito em exercício, utilizo as suas próprias palavras,que me chamaram a atenção ao entrar no seu blog "entre a lealdade e a submissão a há uma distância infinita. São duas atitudes contraditórias e antagônicas". Estamos ou não em um país democrático?
SUCESSOS!!!
O Recife está com você.
Sandra