09 dezembro 2008

Apenas adiando problema crucial

. O déficit habitacional continua sendo um dos problemas mais cruciais em nosso país. Entre 24 e 28 milhões de brasileiros não têm onde morar ou vivem em condições subumanas, conforme estimativa do Ministério das Cidades.
. Seria necessário construir ou possibilitar a ocupação de pelo menos 6 milhões de moradias para solucionar o atual déficit habitacional brasileiro, problema que atinge principalmente as famílias de baixa renda das regiões metropolitanas, onde se verifica uma enorme carência de áreas livres para a construção, extremamente valorizadas.
. O ministério lança mão de uma alternativa que apenas adia o problema: a locação social. O governo concede benefícios aos proprietários de imóveis que deixam aos cuidados de um gestor a locação desses espaços. O locatário também é beneficiado já que paga menos pelo aluguel. . Diferente da política habitacional tradicional, em que há transferência da propriedade do imóvel, a locação social consegue garantir moradia à população, mas sem que o governo tenha que arcar com a aquisição de novos terrenos ou a construção de novas residências.

Nenhum comentário: