21 dezembro 2008

Quem controla a mídia?

De Audísio Costa sobre o meu artigo Os incomunicáveis (veja abaixo em postagem de dias anteriores):
. O tema é muito interessante, em especial em se tratando do Brasil hoje. Todos queremos democracia. Mas quem controla a mídia? E ela é formadora de opinião. Por isto, mesmo o governo Lula dando certo, a oposição que tem o poder econômico e controla a mídia a usa para desmistificar os grandes avanços que temos, conseqüência da política do atual governo federal.
. Embora pareça à primeira vista simples, não o é. Trata-se da luta ideológica de concepção de estado e defesa de interesses. Assim, neste momento de crise, os grandes defensores do estado mínimo e da livre concorrência, portanto do capitalismo, deixam de lado suas teses fundamentais e exigem do governo medidas oficiais para beneficiar o grande empresariado. Agora o dinheiro público é fundamental para salvar empresas, etc. Mas na ora do lucro o mesmo não é divido com o público, mas fica limitado ao poder privado.
. Portanto camarada Luciano não se trata apenas de falta de oportunidade de acesso à educação holística como no caso da jovem paraibana de Sapé, mas de luta pelo poder, para implementar um modelo de estado que apenas favoreça ao capital em prejuízo da construção de uma sociedade justa , fraterna e solidária. E aqueles que lutam por uma sociedade de justiça social precisam compreender bem esta conjuntura para não cair no falso conto de quanto pior melhor. Mas compreender as nuances da atual conjuntura política de luta ideológica.

Nenhum comentário: