05 dezembro 2008

Mídia tendenciosa

No Vermelho:
Datafolha também fez pesquisa eleitoral, mas não divulga
. O relatório do instituto Datafolha sobre a pesquisa divulgada nesta sexta-feira (5) faz uma referência indireta indicando que foi indagada a intenção de voto dos cidadãos brasileiros nas próximas eleições presidenciais. No entanto, o jornal Folha de S.Paulo, do mesmo grupo empresarial, omitiu a informação ao divulgar a pesquisa, que ocupa a manchete e duas páginas internas, atestando que a popularidade do governo Lula subiu mais seis pontos e é a maior que um presidente já atingiu desde o fim da ditadura.
. O principal jornal do Grupo Folha chega a abrir um box com informações sobre o que os brasileiros acharam da frase de Lula – "Lá fora, a crise é um tsunami. Aqui, se chegar, vai ser uma marolinha." Não abre nada, porém, sobre preferências eleitorais para 2010.
Relatório do instituto entrega a informação - Já o relatório do Datafolha sobre a pesquisa coletada entre 25 e 28 de novembro, menciona, de passagem: "Entre os brasileiros que têm intenção de votar em Dilma Rousseff para presidente, possível candidata do partido do presidente (PT) em 2010, a taxa dos que aprovam Lula chega a 89%. Entre os que pretendem votar no provável candidato do PSDB, José Serra, essa taxa é de 65%. O relatório está disponível no site do instituto (http://datafolha.folha.uol.com.br/).
. Esta informação só pode ser tabulada caso os entrevistados pela pesquisa tenham respondido a perguntas sobre intenção de voto para presidente. O relatório Datafolha, porém, não comete nenhuma outra indiscrição sobre a parte eleitoral desta rodada de entrevistas.
O Download de tabelas completas do Datafolha fornece informações suplementares sobre as respostas, tabuladas por "Sexo/Idade/Escolaridade/Renda familiar mensal/Ocupação principal/Região do País/Natureza do município/Cidade/Partido de Preferência/Avaliação do Governo Lula/Cor auto atribuída"; silencia porém sobre a intenção de voto para presidente.
Recurso para reduzir contaminação - A julgar pelo comportamento-padrão do Grupo Folha, é possível que a parte da pesquisa que se refere a 2010 esteja sendo guardada para outra edição da Folha, talvez no próximo domingo.
. Além de permitir que se tire duas manchetes de uma mesma pesquisa, o procedimento se harmonizaria com a preferência eleitoral do Grupo dos Frias, evidentemente engajado, embora não o confesse, na campanha Serra 2010. Caso o hoje governador de São Paulo permaneça, como em outras sondagens, como o depositário de maior intenção de voto, isso permitiria reduzir a contaminação da "boa notícia" (para os tucanos) com o recorde de popularidade de Lula.
. O número de brasileiros ouvidos pelo instituto – 3.486 – permitiria tecnicamente também a tabulação de informações sobre intenção de votos por estado, para governador, por exemplo. O relatório também não faz menção a essa parte. Assim como silencia sobre a pergunta da "marolinha" destacada pelo jornal.

Nenhum comentário: