14 agosto 2010

Medicina genômica: a ciência de manter a saúde

Ciência Hoje Online:
De uma medicina voltada para doenças a outra focada na saúde: Sergio Pena fala sobre a revolução trazida pela medicina genômica, que parte das predisposições genéticas de cada indivíduo para tratá-los de forma preventiva e personalizada, cortando o mal pela raiz.
. Na Idade Média, por muitos séculos, o principal e mais popular códice das regras de saúde e higiene foi o Tacuinum Sanitatis. O livro, um manual sobre o bem-estar e a saúde, foi escrito em árabe no século 11 por Ibn Butlan, médico em Bagdá, mas só foi traduzido para o latim no século 13. O título em árabe era Taqwim al sihha, que pode ser traduzido literalmente por: ‘manutenção da saúde’.
. O manual propunha seis elementos necessários para a manutenção quotidiana da saúde: a comida e a bebida, o ar e o ambiente, o movimento e o repouso, o sonho e a vigília, as secreções e excreções dos humores e os movimentos ou efeitos da disposição (a alegria, a ira, a vergonha...).
. Essa idéia de que o principal objetivo da medicina é a manutenção da saúde difere do conceito mais prevalente hoje de que a medicina é essencialmente curativa e consiste no tratamento das doenças. Uma reflexão sobre este tema permite verificar, imediatamente, que tal medicina ‘da doença’ tem importantes limitações.
. Leia o texto na íntegra: http://migre.me/14IQl

Nenhum comentário: