11 agosto 2010

Meu artigo semanal no Blog de Jamildo (Jornal do Commercio Online)

Haja burocratês!

Luciano Siqueira

As palavras o vento leva, diz o nosso povo. Por isso é providencial escrevê-las. A escrita, um marco no desenvolvimento da sociedade humana, veio para facilitar a comunicação entre as pessoas, informando, esclarecendo, perenizando intenções, gestos, acontecimentos.

Mas nem sempre o que está escrito esclarece, antes confunde o leitor pouco afeito ao assunto. Pelo menos quando o texto é em burocratês, como o parágrafo seguinte (extraído de um documento oficial):

“(A lógica da complexidade) aponta para o entendimento de que a disposição criminosa dos nossos dias se efetiva através de um formato de rede e a perspectiva do risco. Esse deslocamento analítico coloca a criminalidade no foco da complexidade, pulverização, desraizamento, desterritorialização e que, por conseguinte, implica a produção de estratégias de controle que devem seguir a mesma lógica da complexidade, que trabalhem a defesa da sociedade na perspectiva da capilaridade social, da construção e mobilização de uma prática embasada em referências advindas da produção de um saber que contempla, ao mesmo tempo, a concepção crítica, multidisciplinar e pluridimensional do fenômeno criminal.”

O conteúdo parece correto. Porém aos simples mortais, pouco entrosados com a cultura estatal e acadêmica, não é nada fácil compreender.

Pois isso é muito comum. Em todo fórum destinado a debater políticas públicas, a formular planos e programas, há que respirar fundo e digerir textos assim.

Qual a causa? Será uma maldição histórica? Há quem assegure que a escrita nasceu justamente associada à burocracia. As sementes do burocratês teriam dado seus primeiros frutos na Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates, onde surgiram as primeiras civilizações urbanas, cidades de Lagash, Umma, Nippur, Ur e Uruk, entre o sexto e o primeiro milênio AC. Por necessidade de controle administrativo, fizeram-se os registros contábeis relativos a produtos agrícolas e pecuários. Os escribas – espécie de funcionários qualificados – deles davam conta.

Com a evolução da sociedade, o surgimento do Estado e a complexificação (veja que termo!) dos mecanismos de poder, os escribas modernos procuram construir prestígio e influência pelo uso de um dialeto próprio – o burocratês – que, se não ajuda a resolver os problemas, pelo menos dá tom solene e austero a pareceres e relatórios. Tanto que em qualquer órgão público é fácil encontrar especialistas. Basta dar o mote. Modelos preexistentes permitem a feitura quase imediata de documentos que irão torrar a paciência de eventuais leitores e ocupar espaços nas prateleiras de prefeituras, secretarias, ministérios.

E assim caminha a Humanidade – ou, melhor dizendo, a impávida burocracia estatal-acadêmica (salvo, felizmente, alguns técnicos mais sensíveis e operosos).

Resta-nos o divertido passa-tempo de traduzir os textos para o português comum e reduzi-los – acredite – na maioria das vezes, a um quarto ou a um quinto do original. Para chegar, invariavelmente, à quase óbvia conclusão de que, em matéria de gestão pública, uma vez definidos objetivos e metas, são efetivamente decisivos três fatores: recursos financeiros, gente capacitada e participação popular. Só. Com todo o respeito aos especialistas em textos rebuscados.

Nenhum comentário: