20 agosto 2010

Um Prêmio pela valorizaçao do nosso patrimônio paisagístico


No site http://www.lucianosiqueiora.com.br/ :

Luciano propõe a instituição do Prêmio Burle Marx
O vereador Luciano Siqueira (PCdoB) apresentou à Câmara Municipal do Recife projeto de lei propondo a instituição do prêmio Burle Marx pela Prefeitura do Recife. De acordo com a proposta, o prêmio contemplará os três primeiros trabalhos elaborados por alunos do ensino fundamental da cidade sobre a obra do paisagista, pintor e escultor Roberto Burle Marx.
. “O prêmio Burle Marx representa um instrumento de estimulo, divulgação e sensibilização do patrimônio histórico-cultural do Recife junto ao universo dos alunos do ensino fundamental, com ampla repercussão na sociedade recifense”, explicou o parlamentar.
. O projeto de lei prevê ainda que a regulamentação do processo de inscrição, participação e premiação pela Prefeitura do Recife, que deverá definir o cronograma do concurso, devendo constituir comissão integrada por técnicos da PCR e representantes do meio artístico, cultural e acadêmico do Recife.
. A PCR deve também estabelecer os prêmios a serem ofertados, “buscando incentivar a participação cada vez mais efetiva do alunado, fomentar a defesa e a difusão do patrimônio histórico-cultural e paisagístico da Cidade do Recife”. O prazo para premiação dos trabalhos deverá coincidir com a Semana Burle Marx, instituída pela Lei Municipal nº 17.571/2009.
BURLE MARX - Em 2009, a Câmara Municipal do Recife aprovou Lei que institui a “Semana Burle Marx no Recife”, iniciativa que contou com o apoio da sociedade civil, de centros universitários e do Comitê Burle Marx, composto por arquitetos, paisagistas, artistas, entidades e defensores dos parques que embelezam a cidade do Recife.
. Após a instituição da Lei, o Comitê Burle Marx vem propondo à Prefeitura do Recife iniciativas de valorização do patrimônio histórico-cultural. Dentre as propostas, consta o presente projeto de lei, que visa difundir nas Unidades de Ensino Fundamental da cidade do Recife, as obras do paisagista e estimular a criação de um movimento permanente em defesa dos parques e praças da cidade.
. Os jardins de Burle Marx constituem um conjunto representativo reconhecido mundialmente, que começou a ser concebido no Recife de 1935 a 1937. Ao todo, 18 logradouros públicos foram contemplados pelo paisagista com projetos completos e pequenas reformas, distribuídos em diferentes bairros do Recife, com destaque para 6 jardins históricos, São eles: Praça de Casa Forte, Praça Euclides da Cunha, Praça do Derby, Praça da República e o jardim do Campo das Princesas, Praça Faria Neves (Praça de Dois Irmãos) e Praça Salgado Filho (Praça do Aeroporto). Aproximadamente 24 jardins privados também foram projetados por Burle Marx na capital pernambucana.
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário: